Publicidade

Futebol pode ter surgido na Escócia e não Inglaterra, mostra achado arqueológico

Por  | 

Compartilhe:
Chris Newman/Geograph UK/CC BY-SA 2.0
Chris Newman/Geograph UK/CC BY-SA 2.0

Arqueólogos do Museu do Futebol de Glasgow descobriram, na Escócia, o campo de futebol mais antigo do mundo em uma antiga fazenda do século XVII, mostrando que o esporte teria surgido, sim, no Reino Unido, mas no país escocês ao invés do inglês, como se acreditava anteriormente. O achado se baseou em relatos de um pastor da época, que se irritava com a prática de futebol nos sábados à tarde, atrapalhando as atividades religiosas.

Historicamente, a origem do futebol tem sido aceita como o futebol escolar (neste caso, não relacionado à escola), um esporte caótico e violento da Era Medieval nas ilhas britânicas, onde duas equipes de centenas de pessoas vindas das vilas próximas se digladiavam cegamente por um objeto circular, geralmente uma bexiga de porco. A atividade durava horas e até dias, com a única proibição sendo armas.

Revisitando a origem do futebol

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Conta-se que, em 1863, o futebol teria recebido regras pela primeira vez, surgindo em Londres em internatos ingleses, fazendo com que o país reclame o pioneirismo. Ged O’Brien, fundador do Museu do Futebol Escocês de Glasgow, discorda dessa narrativa, dizendo não ter mérito. Ele realizou escavações na cidade de Anwoth para saber mais sobre o relato do pastor, que disse ter instalado uma barreira de pedras sobre o antigo campo de futebol, impedindo a prática.

Foi encontrada uma linha de 14 pedras no campo, cujo tamanho é de 85 m por 45 m. Como o alinhamento de rochas não tem o formato de uma divisória de fazendo nem aparece em registros históricos como marcador de fronteiras, determinou-se ter sido o bloqueio, feito entre 1627 e 1638. Como a datação do local tem cerca de 400 anos, o registro bate com as reclamações antigas.

Nem todos concordam com o achado: Steve Wood, da instituição inglesa Casa do Futebol Sheffield — clube fundado em 1857 e que reclama o título de mais antigo do mundo, reconhecido pela FIFA —, não aceita que o esporte praticado na Escócia tenha ligações com o futebol moderno. A rixa entre os países continua, mas, segundo a arqueologia, a origem do futebol está na Escócia — até que se prove o contrário.

Leia também:

VÍDEO: A tecnologia da camisa da Seleção Brasileira

Continua após a publicidade

Fonte: The New York Times