Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fóssil revela ancestral de dinossauros gigantes que media apenas 10 centímetros

Por| 22 de Julho de 2020 às 09h42

Link copiado!

Ilustração: Alex Boersma
Ilustração: Alex Boersma

A descoberta de um novo fóssil em Madagascar, na África, revelou a existência de um minúsculo réptil que pisou na Terra há mais de 230 milhões de anos, e que pertence ao grupo Ornithodira, daqueles que antecederam os dinossauros. Medindo apenas 10 centímetros de altura, a criatura é chamada de Kongonaphon kely, nome que significa "pequeno matador de insetos", e antecedeu pterossauros e dinossauros voadores.

O estudo do fóssil foi publicado na PNAS, publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que revela ainda que o pequeno animal viveu durante o período Triássico Médio e Superior. A descoberta pode ajudar os cientistas a descobrir as diferenças do Kongonaphon kely de seus ancestrais não-aviários.

Continua após a publicidade

Christian Kammerer, um dos autores do estudo, conta que existe uma percepção geral de que todos os dinossauros eram enormes. "Mas este novo animal está mais perto da divergência entre dinossauros e pterossauros, e ele é surpreendentemente pequeno", diz. A análise dos fósseis, então, sustentam a convicção de que esses grupos de animais variam de tamanho muito mais do que se pensava.

Os restos da minúscula criatura também podem explicar o motivo de os dinossauros evoluírem crescendo penas e penugem em seus corpos, e isso pode ser explicado como um método de regulação fisiológica do calor corporal, prevenindo a morte por congelamento, já que animais pequenos sentem mais dificuldade de reter aquecimento. O Kongonaphon kely vivia em localização e período que consistia em dias quentes e noite frias, e o dinossauro manteve uma dieta composta por insetos, o que pode ter sido crucial para a sua sobrevivência por não precisar competir com os animais maiores pela caça.

Fonte: Popular Mechanics