Flatulências de vacas podem ter causado explosão nos EUA
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Na última segunda (10), uma explosão nos EUA causou ferimentos graves em uma mulher e a morte de 18 mil bovinos. A possível causa é de se intrigar: flatulências de vacas. Segundo as autoridades locais, o que aconteceu foi um superaquecimento de máquinas que levou à ignição de metano, substância que pode ser encontrada nos puns das vacas que habitam a fazenda em questão.
- Vacas alimentadas com cânhamo ficam chapadas de THC e passam substância ao leite
- Vacas treinadas para "usar o banheiro" poderiam reduzir seu impacto ambiental
A explosão e o incêndio atingiram Southfork Dairy Farms, perto da cidade de Dimmitt, no estado do Texas, no sul do país. “Este foi o incêndio de celeiro mais mortal para o gado na história do Texas e a investigação e limpeza podem levar algum tempo”, anunciou Sid Miller, comissário de agricultura do Texas.
O xerife Sal Rivera anunciou que o metano pode ter "incendiado e depois se espalhado com a explosão e o incêndio", e que os bombeiros precisam investigar mais para confirmar. Por sua vez, a polícia e os bombeiros resgataram uma pessoa que estava presa lá dentro, uma trabalhadora agrícola que agora recebe cuidados em um hospital da região.
Em vídeo postado no Twitter, é possível ver imagens do celeiro, que conta com aproximadamente 198.000 metros quadrados:
Em resposta ao ocorrido, a instituição de caridade de bem-estar animal Animal Welfare Institute levantou alerta para que o Texas passe a impor regulamentos federais de proteção aos animais.
“As fazendas devem fazer mais para proteger os animais adotando medidas de segurança contra incêndios de bom senso”, escreveu o instituto nas redes sociais. Conforme revelam as autoridades, não foi possível contatar de imediato os proprietários da fazenda, após a explosão possivelmente causada pelas flatulências de vacas.