Evolução de Darwin pode ser 4 vezes mais rápida que o previsto, diz estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Junho de 2022 às 12h00

UrosPoteko/envato

Segundo um novo estudo publicado na revista Science, a evolução da teoria de Darwin pode estar quatro vezes mais rápida do que se pensava anteriormente. A informação vem de uma análise de variação genética, e a conclusão é que quanto mais diferenças genéticas houver em uma espécie, mais rápida a evolução pode acontecer.

Para alcançar essa descoberta, os cientistas analisaram dados de 19 grupos diferentes de animais selvagens em todo o mundo. Entre eles havia hienas-malhadas, pardais, veados e pássaros carriças-de-fadas.

“O método dá uma maneira de medir a velocidade potencial da evolução atual em resposta à seleção natural em todas as características de uma população. Isso é algo que não conseguimos fazer com os métodos anteriores, então poder ver tantas mudanças potenciais foi uma surpresa para a equipe”, afirmam os pesquisadores da Australian National University, responsáveis por conduzir o estudo.

A equipe analisou um banco de dados para calcular quanta mudança genética aconteceu com essas espécies por conta da seleção natural. Charles Darwin pensava originalmente que a evolução era um processo muito lento, mas o novo estudo sugere que pode ocorrer em apenas alguns anos.

O próprio grupo reconhece que ainda não há evidências suficientes para afirmar com convicção que as espécies estão evoluindo mais rápido do que no passado, mas levantar olhares para essa questão pode ajudar a entender quais espécies serão capazes de sobreviver às mudanças climáticas que vêm tomando conta do planeta, já que algumas espécies não serão capazes de se adaptar a tempo.

A ideia, então, é conduzir futuros estudos ainda mais abrangentes em torno da evolução apontada por Darwin. “A evolução é um fator muito mais significativo do que pensávamos anteriormente na adaptabilidade das populações às mudanças ambientais atuais”, concluem os pesquisadores.

Evolução, segundo Darwin

A teoria da evolução por seleção natural foi formulada pela primeira vez no livro "A Origem das Espécies" (1859), de Charles Darwin, e sugere que indivíduos com características que lhes permitam se adaptar a seus ambientes os ajudarão a sobreviver e a ter mais descendentes, que herdarão essas características. Indivíduos com traços menos adaptativos sobreviverão com menos frequência para transmiti-los.

Fonte: Science via Science Alert; National Geographic