Publicidade

EUA quebra recorde na transmissão de energia sem fio — e usa para fazer pipoca

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/DARPA
Reprodução/DARPA

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos estabeleceu um novo recorde de transmissão de energia sem fio — e parte da carga do experimento foi usada para fazer pipoca.

Os testes mais recentes do programa Persistent Optical Wireless Energy Relay (POWER), realizados no Novo México, registraram a transmissão de 800 watts de potência durante 30 segundos, por meio de um laser enviado a partir de uma distância de 8,6 km.

O recorde anterior era de uma transmissão de 230 watts de potência média a 1,7 km, realizada ao longo de 25 segundos. Uma quantidade menor de energia — que não foi divulgada — havia sido transmitida anteriormente a 3,7 km de distância.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Não há dúvida de que superamos completamente todas as demonstrações anteriores de feixes de energia óptica, tanto em potência quanto em distância”, celebrou Paul Jaffe, gerente do programa POWER, em comunicado.

Caminho para o recorde

O novo marco de potência e distância foi alcançado graças a uma tecnologia de receptor com abertura compacta, que permite a passagem precisa do feixe de laser. Essa aplicação garante que uma pequena quantidade de luz escape apenas o suficiente para entrar no receptor.

Uma vez dentro do dispositivo, o feixe de laser atinge um espelho parabólico, que o reflete em direção a dezenas de células fotovoltaicas — as chamadas “células solares” — responsáveis por converter a luz em energia elétrica reutilizável.

“Esta demonstração quebrou conceitos equivocados sobre os limites da tecnologia de transmissão de energia e já está incentivando a indústria a reimaginar o que é possível”, destacou Jaffe.

O experimento foi realizado no Campo de Mísseis White Sands, do Exército dos EUA. Tanto o transmissor quanto o receptor foram posicionados no solo, exigindo que o feixe atravessasse a parte mais espessa da atmosfera. Com o sucesso do teste, parte da energia recebida foi usada por oficiais para estourar pipoca.

Continua após a publicidade

Aplicações militares

A transmissão de energia sem fios é especialmente valiosa para operações militares, visto que os métodos tradicionais de fornecimento — como cabos e baterias — são lentos e arriscados em zonas de conflito ou áreas afetadas por desastres.

Segundo pesquisadores da DARPA, os resultados indicam que a tecnologia pode ser escalada para potências ainda maiores. A longo prazo, o objetivo é empregar o sistema para abastecer veículos aéreos não tripulados (VANTs) do Exército dos Estados Unidos.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | COMO PROTEGER SEUS ELETRÔNICOS DE QUEDAS DE ENERGIA

Fonte: DARPA