Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É possível arrancar um dedo com uma mordida?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2022 às 12h20

Link copiado!

Jeff Hardi/Unsplash
Jeff Hardi/Unsplash

Você já se perguntou sobre a resiliência dos seus dedos? Aparentemente, alguém na internet já teve essa curiosidade, mas formulou a pergunta de uma forma definitivamente... inusitada — no caso, perguntando, "é possível morder o próprio dedo fora como se fosse uma cenoura?". A resposta curta é não, mas há alguns aspectos interessantes a se explorar, como a nossa própria resistência, por exemplo.

A força que precisamos fazer para quebrar uma cenoura pode machucar, fazendo nossos dedos doerem consideravelmente. Ela, no entanto, não é suficiente para que sequer rompamos a pele. Nossa mordida pode ser forte, mas nossos ossos e tecidos são mais.

Continua após a publicidade

Qual a força da nossa mordida?

E como sabemos disso? Bem, com estudos, não necessariamente envolvendo experiências reais. Mais cedo neste ano, você deve lembrar, falamos sobre tapas e a força necessária para cozinhar um frango com apenas um golpe de mão aberta — o que foi determinado com uma simulação, onde a força necessária para gerar tal calor se mostrou suficiente para desintegrar o frango (e provavelmente a mão, também).

Em 2021, um estudo publicado no periódico científico Biomedical Engineering notou que, em acidentes com janelas elétricas de carros envolvendo dedos, uma média de 1,485 Newtons de força era necessária apenas para fraturar um dedo humano. Isso é, aproximadamente, o dobro da força máxima que conseguimos fazer em uma mordida, e cerca de 10 vezes a força utilizada na mastigação "normal".

Isso quer dizer que arrancar um dedo a mordidas seria extremamente difícil, mesmo levando em conta que a mordida fosse em alguma junta, onde lidar com ossos seria teoricamente um pouco mais fácil. Curiosidades à parte, não tente isso em casa — é melhor ficar com as mordidas em cenouras, mesmo.

Continua após a publicidade

Fonte: Biomedical Engineering via ScienceFocus