Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Difusão científica na Wikipedia recebe apoio de instituições acadêmicas

Por| 06 de Julho de 2018 às 18h55

Link copiado!

Difusão científica na Wikipedia recebe apoio de instituições acadêmicas
Difusão científica na Wikipedia recebe apoio de instituições acadêmicas

Segundo o monitor institucional da própria Wikipedia, os conteúdos sobre matemática na versão em português brasileiro da enciclopédia online estão cada vez mais consistentes, confiáveis e completos nos dois últimos anos. Isso se deve, em muito, ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat). Financiado pela FAPESP, a instituição tem se tornado a maior geradora de conteúdo matemático em língua portuguesa do mundo, com mais de 19,6 milhões de visualizações de páginas na Wikipedia.

A força-tarefa do NeuroMat criou 4.240 novos verbetes e aprimorou outros 21.800 artigos sobre matemática. Os esforços se provaram úteis, uma vez que as buscas e visualizações desses verbetes aumentaram consideravelmente após o trabalho da equipe. O termo mais procurado, sobre desvio-padrão, estava com 294 mil visualizações em junho, enquanto o segundo artigo matemático mais acessado, sobre medianas, tinha 204 mil visualizações.

“Sabe quantos jovens estão matriculados no ensino médio no Brasil? Oito milhões. Com o trabalho de colaboração na Wikipédia conseguimos difundir o conteúdo matemático para muito mais gente”, disse Fernando da Paixão, coordenador de difusão do CEPID NeuroMat.

Antes dos esforços da instituição, valia a máxima que a versão em inglês da Wiki era bastante mais completa que a versão brasileira. “Antes de começarmos esse trabalho, a versão em português da Wikipédia tinha menos de um quarto de todo o conteúdo de matemática disponível em inglês, por exemplo. Hoje isso está diferente”, disse João Alexandre Peschanski, professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e um dos coordenadores da iniciativa no NeuroMat.

Continua após a publicidade

Difundindo a difusão

Ainda segundo Peschanski, é comum que instituições acadêmicas de pesquisa colaborem com a Wikipedia para expandir o conhecimento, sobretudo em países da América do Norte. Entretanto, não é apenas o ensino da matemática que ganha com a atuação do NeuroMat. Paralelamente ao serviço de difusão do conhecimento, a organização se tornou um espaço de discussão de práticas sobre divulgação científica na enciclopédia online. Graças a isso, foi selecionado o primeiro bolsista de iniciação científica da Wikipedia do Brasil, que promoveu encontros chamados Edit-a-thons, voltados para maratonas de edição de textos informativos para a enciclopédia, além dos WikiData Labs, treinamentos técnicos com especialistas e colaboradores que já atuam na Wiki.

Metodologia da edição

Continua após a publicidade

Quando o grupo firmou uma metodologia de trabalho para a difusão de conteúdos acadêmicos na Wikipedia, logo virou referência de divulgação científica e passou a ser procurado por outras instituições que desejavam seguir os caminhos do NeuroMat. “Passamos a fazer a difusão da difusão”, disse Fernando da Paixão.

Foi assim que nasceu a parceria com o Instituto de Matemática e Estatística (IME), difundindo vídeos e materiais didáticos do projeto Matemateca, que serve de base de informações tanto para leigos quanto para profissionais e estudiosos da área. Também houve parcerias com o Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo (MAV-USP), que agora disponibiliza mais de 400 arquivos na Wikipedia para que curiosos e acadêmicos possam acessar imagens que possibilitam ver o estômago de bovinos ou os pulmões de cavalos. Também há a parceria do NeuroMat com o Museu do Ipiranga, que ajudou a colocar na enciclopédia online obras digitalizadas do acervo do Museu. “Isso tem tudo a ver com a filosofia de ciência aberta que trabalhamos aqui no NeuroMat e que é a base da Wikipédia também”, disse Peschanski.

Fonte: FAPESP