Destroços do "Navio Fantasma" da Segunda Guerra são encontrados na costa dos EUA
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •
Na costa da Califórnia, nos EUA, uma equipe de pesquisadores identificou os destroços de um mítico e lendário barco usado tanto pelos militares americanos quanto pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. O destroyer (ou contratorpedeiro) era conhecido pelo nome de “Navio Fantasma do Pacífico” devido às lendas que o cercavam.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- EUA buscam aviadores desaparecidos da 2ª Guerra Mundial
- Catapulta de aviões da 2ª Guerra Mundial é encontrada na Inglaterra
Oficialmente, o navio fantasma era conhecido como USS Stewart e foi construído para servir a Marinha dos EUA, mas, durante a Segunda Guerra, a embarcação acabou capturada pelo exército japonês. Nessa "confusão", o destroyer entrou para a história, nutrindo a curiosidade de uma legião de fãs e entusiastas.
A localização exata de onde o navio fantasma descansa foi possível graças ao trabalho da Ocean Infinity, uma empresa de pesquisa marinha, que usou três veículos submarinos autônomos (AUVs) para escanear as profundezas da costa dos EUA.
Dados de sonar e ecobatímetro multifeixe, obtidos nessas expedições, foram usados para localizar a embarcação da Segunda Guerra no Santuário Marinho Nacional de Cordell Bank, no norte da Califórnia. O navio fantasma "descansa" a 1.036 metros abaixo da superfície do mar.
História do navio fantasma na 2ª GM
O "Navio Fantasma do Pacífico" foi construído entre o final dos anos 1910 e o começo dos anos 1920, no estado da Pensilvânia. A embarcação acabou recrutada para atuar na Segunda Guerra Mundial, após o Ataque a Pearl Harbor, em 1941, quando os japoneses atacaram os EUA dentro de um território do Havaí.
No entanto, em 1942, o navio foi danificado em um combate contra as forças militares do Japão, quando acabou capturado pelo inimigo. Assim, o USS Stewart foi renomeado como o Barco Patrulha nº 102 da Marinha Imperial Japonês.
Enquanto o conflito entre os Aliados e o Eixo se desenrolava, alguns pilotos começaram a relatar a estranha visão de um antigo destroyer do exército americano atuando de forma combinada com os navios do Eixo. Ali, nascia a lenda do navio fantasma.
No final da guerra, a embarcação foi encontrada flutuando em alto mar, perto do Japão, e foi "rebocado" para a costa da Califórnia pela marinha americana. Após o retorno, o navio fantasma foi afundado como parte de um exercício naval.
Navio militar no fundo do oceano
Como indicam os dados obtidos através do sonar, a embarcação está praticamente intacta no fundo do Pacífico. “Este nível de preservação é excepcional para um navio de sua idade e o torna potencialmente um dos exemplos mais bem preservados de um contratorpedeiro ‘fourstacker’ da Marinha dos EUA conhecido por existir”, afirma a nota da Ocean Infinity sobre o achado.
Além da descoberta militar, os dados obtidos pela expedição com veículos autônomos oferecem uma visão inédita sobre o “novo” habitat para a vida marinha que o navio fantasma se tornou. Todo o ecossistema será detalhadamente investigado pelos cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
Vale observar que os oceanos ainda guardam muitos segredos sobre a Segunda Guerra Mundial, Inclusive, robôs operados remotamente são usados para "tatear" o solo em busca de munições.
Fonte: Ocean Infinity