Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas fazem primeira clonagem de porcos 100% robotizada

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Junho de 2022 às 11h20

Link copiado!

Kenneth Schipper Vera/ Unsplash
Kenneth Schipper Vera/ Unsplash

Pesquisadores da Universidade de Nankai, em Tianjin, na China, desenvolveram uma forma de clonar porcos usando apenas robôs. Para os cientistas, isso pode reduzir a dependência do país — que é o maior consumidor de carne suína do mundo — em animais de criação importados.

Os pesquisadores conseguiram concluir o experimento com sucesso depois que uma porca que serviu de barriga de aluguel conseguiu dar à luz sete porcos clonados, em março deste ano. "Cada etapa do processo de clonagem foi automatizada, e não houve nenhuma intervenção humana", disse Liu Yaowei, que contribuiu para o desenvolvimento do sistema e do processo.

Liu também acrescentou que o uso de robôs aumentou a taxa de sucesso da clonagem e explicou que a universidade conseguiu clonar leitões utilizando inteligência artificial no passado, porém as partes do processo que envolviam humanos apresentavam uma margem maior de erro.

Continua após a publicidade

Melhoria do algoritmo

Para alcançar um processo de clonagem com 100% de intervenção robótica, a equipe teve que ajustar o algoritmo dos robôs para melhorar a precisão deles. "Nosso sistema alimentado por IA pode calcular a tensão dentro de uma célula e orientar o robô a usar força mínima para completar o processo de clonagem, o que reduz os danos celulares causados pelas mãos humanas", segundo Liu.

A questão das células danificadas nos métodos de clonagem tem sido um obstáculo para o uso da técnica em massa, mas isso pode mudar caso a aplicação de robôs e inteligência artificial no processo se mostrem consistentes nos próximos anos.

Continua após a publicidade

Caso seja possível adotar o processo em massa, a equipe almeja desenvolver kits de clonagem que podem ser distribuídos para empresas e instituições que lidam com a clonagem, por exemplo.

Segundo o ex-pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, Pan Dengke, que também ajudou a desenvolver o primeiro porco clonado do país em 2015, a transferência nuclear de células somáticas — forma tradicional de clonagem — era muito mais demorada em comparação ao novo método.

Antes da integração dos robôs no processo, Dengke chegou a criar mais de mil clones por dia de forma manual, o que lhe causava um enorme desgaste físico. Para o cientista, o novo sistema representará um grande passo na inovação do país se distribuído com sucesso em escala.

Fonte: Mashable