Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas ensinam abelhas a diferenciar número par de ímpar; veja!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Maio de 2022 às 08h30

Link copiado!

Trollinho/Unsplash
Trollinho/Unsplash

Abelhas podem aprender o conceito de par ou ímpar, segundo estudo australiano publicado na revista científica Frontiers in Ecology and Evolution na última sexta-feira (29). O artigo abre portas, inclusive, para a possibilidade de mais animais apresentarem essa capacidade.

Para chegar a essa descoberta, os cientistas expuseram as abelhas a uma série de cartões com algumas formas (círculos, quadrados, triângulos). Alguns tinham uma quantidade par de desenhos, enquanto outros tinham uma quantidade ímpar. Com isso, as abelhas foram divididas em dois grupos:

No primeiro grupo, os cartões com uma quantidade ímpar de formas tinham sido mergulhados em um produto químico chamado quinino, conhecido por causar aversão às abelhas graças a seu gosto amargo. Os outros cartões — que tinham uma quantidade par de formas — trazia água com açúcar.

Continua após a publicidade

No outro grupo, a situação era oposta: cartões ímpares com o sabor adocicado e cartões pares com o sabor amargo. Após várias sessões de treinamento para aprender a diferença entre ímpar e par, as abelhas conseguiram uma taxa de sucesso de 80%. Veja o vídeo para entender melhor como funcionou esse estudo, na prática:

Conforme o estudo comenta, as abelhas que se depararam com cartões ímpares adocicados tiveram mais facilidade em distinguir par ou ímpar do que as outras. “Até agora, a categorização ímpar e par, também chamada de classificação de paridade, nunca havia sido mostrada em animais além dos seres humanos. Mostramos que as abelhas podem aprender a fazer isso", concluem os pesquisadores.

Ainda é um mistério a razão pela qual as abelhas conseguem distinguir par ou ímpar, o que exige uma análise mais apurada no futuro.

Continua após a publicidade

Fonte: Frontiers in Ecology and Evolution via The Telegraph