Por que as abelhas despencam de seus voos quando apagamos a luz?
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
No início do mês, correu nas redes sociais um vídeo em que um cientista da Universidade de Cambridge (Reino Unido) revela um hábito excêntrico das abelhas: quando se apaga a luz do ambiente, elas simplesmente deixam de voar, como se tivessem perdido a habilidade de voo. Os internautas ficaram verdadeiramente curiosos, e cabe à ciência explicar o que acontece.
- Abelhas liberam carga elétrica que estimula perfume das flores, diz estudo
- Por que os mosquitos gostam de zumbir em nossos ouvidos?
"Aqui está outro vídeo de abelhas caindo quando as luzes se apagam. Estou surpreso que seja um "mecanismo de liga/desliga" para elas. Sem tentar planar, pousar ou algo assim, as abelhas literalmente param de voar e despencam. Certamente isso é mais perigoso do que continuar voando?", questiona o cientista Hamish Symington em sua conta do Twitter, ao compartilhar o registro.
A verdade é que, por enquanto, há pouca pesquisa na área, então algumas teorias vêm à tona, mas sem uma comprovação exata. Uma delas é que esse pode ser um mecanismo que permite ao enxame travar imediatamente sua posição em caso de mudanças repentinas no tempo.
Outro ponto de vista é que o comportamento pode estar relacionado ao modo como as abelhas usam a posição do Sol para navegar de volta à colmeia, de modo que, assim que o Sol se põe abaixo do horizonte, elas param de se mover imediatamente.
Uma terceira teoria sugere que é uma resposta instintiva a grandes predadores: diante da sombra do suposto predador, a reação imediata da abelha seria cair no chão, onde teria menos chance de ser vista. Especialistas apontam que algumas espécies se adaptaram para voar à noite, principalmente as de abelhas tropicais.