Cientistas descobrem onde fica a "cabeça" da estrela-do-mar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Novembro de 2023 às 12h00

Clara Cordero/Unsplash

Na última quarta-feira (1), um estudo publicado na revista Nature revelou onde fica a "cabeça" da estrela-do-mar, uma questão que há muito intrigava os cientistas. O grupo usou ferramentas genéticas e moleculares para mapear as regiões do corpo, criando um atlas 3D de sua expressão genética.

Mas a resposta para a questão é bem mais complexa do que se imaginava: os autores do estudo descobriram que a “cabeça” de uma estrela do mar não está em nenhum lugar específico. Em vez disso, as regiões semelhantes a cabeças são distribuídas no centro da estrela-do-mar e no centro de cada membro do corpo.

As estrelas-do-mar pertencem a um grupo de animais chamado equinodermos, es cientistas estudaram sobre o desenvolvimento de equinodermos e combinaram esse conhecimento com técnicas de biologia molecular para ajudar a resolver o mistério da estrutura corporal das estrelas-do-mar.

A equipe usou um grupo de marcadores moleculares que atuam como modelos para o plano corporal de um organismo, indicando a cada célula a qual região do corpo ela pertence.

“Se você retirar a pele de um animal e observar os genes envolvidos na definição de cabeça e cauda, ​​os mesmos genes codificam essas regiões do corpo em todos os grupos de animais. Então ignoramos a anatomia e perguntamos: existe um eixo molecular escondido sob toda essa anatomia estranha e qual é o seu papel em uma estrela do mar formando um plano corporal pentaradial?”, refletem os pesquisadores, ao EurekAlert.

A pesquisa revelou que as estrelas do mar têm um território semelhante a uma cabeça no centro de cada “braço” e uma região semelhante a uma cauda ao longo do perímetro.

“Mesmo em artigos moleculares recentes há um ponto de interrogação nos equinodermos na árvore evolutiva, porque não sabemos muito sobre eles. Foi bom mostrar que, pelo menos a nível molecular, temos uma nova peça do quebra-cabeça”, concluem os pesquisadores.

O corpo da estrela-do-mar

Os pesquisadores afirmam que os equinodermos e os humanos estão relacionados, mas o ciclo de vida e a anatomia das estrelas do mar são muito diferentes dos nossos.

As estrelas do mar começam a vida como ovos fertilizados que eclodem em uma larva que flutua no oceano em forma de plâncton por semanas a meses antes de se estabelecer no fundo do oceano para transformar de um plano corporal bilateral em um adulto com formato de estrela de cinco pontas.

Os próprios cientistas reconhecem que a estrela-do-mar é um dos animais marinhos mais misteriosos, justamente por causa desse enigma zoológico que envolve a formação de seu corpo.

Fonte: Nature, EurekAlert!