SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Cientistas descobrem onde fica a "cabeça" da estrela-do-mar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Novembro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Clara Cordero/Unsplash
Clara Cordero/Unsplash

Na última quarta-feira (1), um estudo publicado na revista Nature revelou onde fica a "cabeça" da estrela-do-mar, uma questão que há muito intrigava os cientistas. O grupo usou ferramentas genéticas e moleculares para mapear as regiões do corpo, criando um atlas 3D de sua expressão genética.

Mas a resposta para a questão é bem mais complexa do que se imaginava: os autores do estudo descobriram que a “cabeça” de uma estrela do mar não está em nenhum lugar específico. Em vez disso, as regiões semelhantes a cabeças são distribuídas no centro da estrela-do-mar e no centro de cada membro do corpo.

As estrelas-do-mar pertencem a um grupo de animais chamado equinodermos, es cientistas estudaram sobre o desenvolvimento de equinodermos e combinaram esse conhecimento com técnicas de biologia molecular para ajudar a resolver o mistério da estrutura corporal das estrelas-do-mar.

Continua após a publicidade

A equipe usou um grupo de marcadores moleculares que atuam como modelos para o plano corporal de um organismo, indicando a cada célula a qual região do corpo ela pertence.

“Se você retirar a pele de um animal e observar os genes envolvidos na definição de cabeça e cauda, ​​os mesmos genes codificam essas regiões do corpo em todos os grupos de animais. Então ignoramos a anatomia e perguntamos: existe um eixo molecular escondido sob toda essa anatomia estranha e qual é o seu papel em uma estrela do mar formando um plano corporal pentaradial?”, refletem os pesquisadores, ao EurekAlert.

A pesquisa revelou que as estrelas do mar têm um território semelhante a uma cabeça no centro de cada “braço” e uma região semelhante a uma cauda ao longo do perímetro.

Continua após a publicidade

“Mesmo em artigos moleculares recentes há um ponto de interrogação nos equinodermos na árvore evolutiva, porque não sabemos muito sobre eles. Foi bom mostrar que, pelo menos a nível molecular, temos uma nova peça do quebra-cabeça”, concluem os pesquisadores.

O corpo da estrela-do-mar

Os pesquisadores afirmam que os equinodermos e os humanos estão relacionados, mas o ciclo de vida e a anatomia das estrelas do mar são muito diferentes dos nossos.

As estrelas do mar começam a vida como ovos fertilizados que eclodem em uma larva que flutua no oceano em forma de plâncton por semanas a meses antes de se estabelecer no fundo do oceano para transformar de um plano corporal bilateral em um adulto com formato de estrela de cinco pontas.

Continua após a publicidade

Os próprios cientistas reconhecem que a estrela-do-mar é um dos animais marinhos mais misteriosos, justamente por causa desse enigma zoológico que envolve a formação de seu corpo.

Fonte: Nature, EurekAlert!