Cidade bíblica de Gomorra pode ter sido destruída por asteroide há 3.700 anos
Por Ares Saturno |
Embora não seja consenso entre arqueólogos, a cidade de Tall el-Hammam, na região de Middle Ghor, no Vale do Rio Jordão, logo ao norte do Mar Morto, pode ter sido o local onde ficava a cidade bíblica de Gomorra.
Agora, um estudo da Universidade Trinity Southwest, nos EUA, afirma que Tall el-Hammam pode ter sido destruída por um asteroide que explodiu na atmosfera terrestre há 3.700 anos. Evidências minerais mostram processos de cristalização que dão margem à compreensão que fortes ventos e um calor abrupto e escaldante ameaçou a região onde foram encontrados artefatos de cerâmica que se derreteram e se transformaram em vidro.
Há mais de uma década, a equipe liderada pelo arqueólogo Philip Silvia escava a área. Amostras de solo e cinzas coletadas na região "contêm evidências de destruição do solo e contaminação do subsolo com sais do Mar Morto que teriam impedido o cultivo das plantações por muitos séculos após o evento". A suposta explosão pode ter liberado 10 megatoneladas de energia no ar, eliminando vilas da Idade do Bronze, incapacitando o solo para a agricultura.
Segundo os estudiosos, a região de Tall el-Hammam só voltou a ser habitada após 600 ou 700 anos.
Fonte: Newsweek