Publicidade

Cidade bíblica de Gomorra pode ter sido destruída por asteroide há 3.700 anos

Por  | 

Compartilhe:
Cidade bíblica de Gomorra pode ter sido destruída por asteroide há 3.700 anos
Cidade bíblica de Gomorra pode ter sido destruída por asteroide há 3.700 anos

Embora não seja consenso entre arqueólogos, a cidade de Tall el-Hammam, na região de Middle Ghor, no Vale do Rio Jordão, logo ao norte do Mar Morto, pode ter sido o local onde ficava a cidade bíblica de Gomorra.

Agora, um estudo da Universidade Trinity Southwest, nos EUA, afirma que Tall el-Hammam pode ter sido destruída por um asteroide que explodiu na atmosfera terrestre há 3.700 anos. Evidências minerais mostram processos de cristalização que dão margem à compreensão que fortes ventos e um calor abrupto e escaldante ameaçou a região onde foram encontrados artefatos de cerâmica que se derreteram e se transformaram em vidro.

Há mais de uma década, a equipe liderada pelo arqueólogo Philip Silvia escava a área. Amostras de solo e cinzas coletadas na região "contêm evidências de destruição do solo e contaminação do subsolo com sais do Mar Morto que teriam impedido o cultivo das plantações por muitos séculos após o evento". A suposta explosão pode ter liberado 10 megatoneladas de energia no ar, eliminando vilas da Idade do Bronze, incapacitando o solo para a agricultura.

Segundo os estudiosos, a região de Tall el-Hammam só voltou a ser habitada após 600 ou 700 anos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fonte: Newsweek