Publicidade

Cavalos conseguem traçar estratégias e são mais inteligentes do que se pensava

Por  | 

Compartilhe:
Fabian Burghardt/Unsplash
Fabian Burghardt/Unsplash

Cavalos conseguem traçar estratégias e são mais inteligentes do que se pensava. A descoberta vem de um estudo conduzido pela Nottingham Trent University e publicado na edição de agosto da revista Applied Animal Behaviour Science

Para o estudo, a equipe desenvolveu uma tarefa em que os cavalos tocavam um pedaço de cartão com o focinho para ganhar uma guloseima. Aos poucos, essa tarefa foi ficando cada vez mais complexa. Por exemplo: em determinado momento, os cavalos não ganhariam uma guloseima se tocassem no cartão enquanto uma luz estivesse acesa, mas ganhariam se tocassem enquanto estivesse apagada.

O estudo revela que no começo os cavalos tocaram o cartão independentemente de a luz estar acesa ou apagada. No entanto, no estágio final, os pesquisadores introduziram uma penalidade por tocar no cartão quando a luz estivesse acesa.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A descoberta foi que os cavalos começaram a jogar o jogo corretamente, tocando apenas o cartão no ponto certo para receber sua guloseima.

Cavalos estrategistas

A teoria dos pesquisadores é que os cavalos tinham entendido o jogo o tempo todo, mas encontraram uma maneira de jogar que significava que não precisavam prestar muita atenção.

Isso mostra um nível mais alto de processamento cognitivo do que se pensava, já que eles foram capazes de mudar instantaneamente de estratégia e se comportar de uma maneira diferente assim que houve o risco de algo ser tirado deles.

Essa abordagem exige que o cavalo pense no futuro e é muito direcionada a objetivos. Dessa forma, os cavalos são obrigados a se concentrar. É um processo anteriormente considerado além da capacidade cognitiva de um cavalo.

"No início, descobrimos que os cavalos simplesmente continuavam tocando a carta repetidamente, pois provavelmente perceberam que ainda receberiam uma recompensa frequente com o mínimo de esforço mental. Quando introduzimos um custo para seus erros, no entanto, eles puderam entender e jogar o jogo corretamente instantaneamente", diz a pesquisadora Carrie Ijichi, em comunicado divulgado pela NTU.

“Agora achamos que os cavalos podem ser capazes de usar uma forma de aprendizado que era considerada muito complexa para eles. Isso agora nos ajudará a entender seu comportamento e capacidades muito melhor", finaliza a autora do estudo.

Continua após a publicidade

Inteligência animal

Além dos cavalos, há vários animais que se destacam por sua inteligência. Chimpanzés e elefantes estão entre os animais mais inteligentes do mundo, por exemplo, mas são os polvos que chamam a atenção da ciência por causa dessa habilidade. Estudos já disseram que polvos são inteligentes porque compartilham genes com humanos.

Fonte: Applied Animal Behaviour Science, NTU