Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cachorro de 30 anos quebra recorde de cão mais velho do mundo, segundo Guinness

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Fevereiro de 2023 às 12h42

Link copiado!

Jamie Street/Unsplash
Jamie Street/Unsplash

Considerado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness World Records, o cão português Bobi tem 30 anos e 266 dias. Fato curioso é que o animal não é apenas o mais velho vivo, mas é também "o cachorro mais velho de todos os tempos", segundo a organização.

Nascido no dia 11 de maio de 1992, Bobi cresceu e viveu na aldeia rural de Conqueiros, da cidade de Leiria, em Portugal. Como um animal da raça rafeiro-do-Alentejo, também conhecida como mastim-português, a expectativa média de vida era entre 12 a 14 anos.

Antes de Bobi quebrar o recorde de cão mais longevo da história, o título pertencia a um cachorro australiano, o Bluey (1910-1939), de 29 anos e 150 dias. Desde então, nenhum cachorro tinha vivido tanto.

Continua após a publicidade

Como é a vida do cachorro mais velho do mundo?

Quando o cachorro Bobi nasceu, o seu tutor, Leonel Costa, tinha apenas 8 anos. Hoje, ele que é 100% responsável pelo cão reconhecido pelo Guinness World Records. Segundo Costa, o animal sempre viveu em um “ambiente calmo e tranquilo”, “longe das cidades”.

Inclusive, o tutor comenta que o nunca ficou acorrentado em um canil e nem usava coleira. Isso porque Bobi foi criado solto, passeando (sozinho ou acompanhado) pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família. Ele sempre foi considerado um cachorro sociável.

Continua após a publicidade

Agora, com mais idade, o animal está mais caseiro e prefere passar os dias na companhia dos gatos da família. Nos dias mais frios, junta-se a família para aproveitar a lareira da sala.

Quanto a sua saúde, esta continua a ser boa, mas, possivelmente, desenvolveu catarata. Segundo Costa, o animal não enxerga mais direito e, eventualmente, esbarra em móveis e outros obstáculos enquanto caminha.

Qual tipo de ração Bobi come?

O curioso é que Bobi nunca foi de comer ração, preferindo sempre comida humana. “O que a gente comia, eles comiam também”, explica Leonel. Para o tutor, foi a alimentação que contribuiu muito para a sua longevidade excepcional para animais da sua raça.

Continua após a publicidade

Como comprovaram a idade do cão mais velho do mundo?

Para confirmar a idade do animal, a equipe do Guiness checou a inscrição do cachorro Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria. Além disso, a informação foi verificada no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) — um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português e administrado pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV).

A seguir, confira registros do cachorro português Bobi passeando, fazendo sua refeição em um prato para "humanos" e brincando com alguns gatos:

Continua após a publicidade

Fonte: Guinness World Records