Boeing e NASA irão testar tecnologias ecológicas para aviões

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 11h51

O papel das empresas para proteger os recursos naturais do planeta vem se tornando cada vez mais essencial nos últimos anos. Com o intuito de diminuir as emissões de gases e aumentar a economia de combustível dos aviões, a Boeing se aliou à NASA para testar duas técnicas com o novo Boeing ecoDemonstrator. Os voos com o modelo modificado do 757 serão realizados nas próximas semanas

Uma das técnicas experimentais de economia de combustível desenvolvidas pela NASA é o Controle de Fluxo Vertical, que implica na instalação de 31 pequenos jatos na cauda vertical traseira do avião. Estes jatos irão manipular o fluxo de ar sobre a superfície da cauda, o que irá gerar força suficiente para estabilizar o avião durante a decolagem e o pouso, mesmo com a cauda sendo 17% menor do que o convencional. Introduzir uma calda menor significa um avião mais leve e um menor consumo de combustível.

Outra técnica que poderá trazer resultados satisfatórios no processo de redução de consumo de combustível é a utilização de repelentes de insetos e a inibição de outras partículas que podem impedir que o fluxo de ar na carenagem do avião seja liso e constante. Esta técnica é utilizada também nos carros em competições automobilísticas.

Ecodemonstrator

Serão testados cinco diferentes tipos de repelentes, que, segundo estimativas, podem reduzir o consumo em cerca de 6% se o fluxo de ar permanecer constante e liso na carenagem do avião. Levando em consideração que as companhias aéreas realizam centenas de voos todos os meses, esta poderia ser uma economia considerável se todos os aviões passassem a utilizar esta técnica.

A NASA afirmou que as duas tecnologias já passaram por testes em laboratório, mas que ainda necessitam passar por testes em campo para ver como as técnicas se saem em situações reais de voo. Estas técnicas fazem parte dos oito projetos que estão sendo desenvolvidos pela Environmentally Responsible Aviation (ERA), que atua na responsabilidade ambiental das companhias e empresas de aviação.

Fonte: NASA

Fonte: http://www.engadget.com/2015/04/03/nasa-boeing-era-eco-friendly-planes/?ncid=rss_truncated

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.