Astrônomos fazem previsão de quando nossa galáxia irá colidir com Andrômeda

Por Ultradownloads | 01 de Junho de 2012 às 14h50

Andrômeda, nossa galáxia vizinha, está se aproximando cada vez mais da Via Láctea, as duas são separadas por uma distância de 2,5 milhões de anos, porém estão convergindo a uma velocidade média de 400 mil quilômetros por hora devido à gravidade que exercem uma sobre a outra.

Cientistas acreditam que elas começarão a se fundir em 4 bilhões de anos, e dentro de mais 2 bilhões devem se tornar uma única entidade. Confira abaixo um vídeo da NASA simulando o que acontecerá:

Ainda segundo eles, a posição do nosso sol será alterada, porém os planetas que orbitam a sua volta não enfrentam muito risco de serem destruídos e, caso a espécie humana sobreviva, ganhará um céu diferente do que estamos acostumados, já que terão uma bela visão noturna aqui na Terra.

Fusão das galáxias

Ilustração mostra como seria o céu daqui a cerca de 4 bilhões de anos

Há séculos cientistas tentam medir o movimento lateral realizado por Andrômeda, mas só agora a tecnologia permitiu que isso fosse calculado através da capacidade de observação única oferecida pelo telescópio espacial Hubble associada a simulações de computador utilizando dados obtidos por ele.

"Hoje em dia, a galáxia de Andrômeda se apresenta para nós no céu como um pequeno objeto difuso que foi visto pela primeira vez por astrônomos há mil anos", afirma Roeland van der Marel, o pesquisador sênior do Space Telescope Science Institute, de Baltimore, nos Estados Unidos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.