Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 animais transparentes, excêntricos e surpreendentes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2022 às 17h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A natureza não cansa de nos surpreender, ou mesmo nos assustar. O fato é que o mundo dos bichos é vasto e cheio de aparências muito incomuns. Para se ter uma ideia, existem até mesmo alguns animais transparentes (total ou parcialmente), e há casos em que se consegue até mesmo enxergar os órgãos em seu interior. Seja pela beleza, seja pela estranheza, vale a pena apreciar.

Lesma-do-mar

Continua após a publicidade

A Halgerda terramtuentis é uma espécie de lesma-do-mar que costuma ser encontrada em áreas cheias de pedra, raramente vista atravessando areia aberta. Vive principalmente no Havaí, e costuma se alimentar de esponjas. O animal se destaca por seu corpo translúcido, que quase permite enxergar do outro lado, como se fosse um vidro embaçado.

Medusa-da-lua

Um dos animais transparentes que valem a atenção é a medusa-da-lua (Aurelia aurita), um tipo de água-viva que pode ser vista principalmente em águas costeiras. Graças ao aspecto de seu corpo, é possível ver os quatro órgãos reprodutivos em seu interior. Nos machos, esses órgãos são brancos. Nas fêmeas, rosados. Costuma se alimentar de plânctons.

Continua após a publicidade

Camarão-fantasma

O camarão-fantasma (Macrobrachium jelskii) vive na América do Sul, em água doce. Além de ser completamente transparente, o animal se destaca por conta de suas pequenas pinças, que utiliza para retirar alimento do ambiente. Algumas espécies são tão claras que é possível ver a comida dentro de seus estômagos, ou, no caso das fêmeas, as ovas em suas barrigas.

Rã-de-vidro

Continua após a publicidade

Rã-de-vidro é o nome informal e popular dos anfíbios da família Centrolenidae que costumam ter a barriga transparente, o que permite enxergar o contorno dos órgãos, ossos e vasos sanguíneos. Hyalinobatrachium dianae foi a espécie descoberta mais recentemente, em 2015.

Peixe-olhos-de-barril

Continua após a publicidade

O peixe-olhos-de-barril (Macropinna microstoma), também conhecido como peixe-fantasma, é um animal simplesmente excêntrico. Todo o seu corpo é bem escuro, exceto a cabeça, que é totalmente transparente, de modo que dê para ver tudo o que tem lá dentro. É uma criatura bem difícil de ser encontrada, uma vez que costuma habitar águas profundas: são cerca de 600 metros até 800 metros, para se ter uma noção.

Polvo-de-vidro

Alguns animais parecem uma obra de arte, e é o caso do polvo-de-vidro (Vitreledonella richardi). Seu corpo é quase completamente transparente, salvo os olhos cilíndricos, nervo óptico e trato digestivo, que são opacos. Assim como o peixe-olhos-de-barril, vive nas profundezas do oceano, onde fica praticamente invisível. Sendo assim, encontrar um desses é de uma raridade sem tamanho.

Continua após a publicidade

Anjo-do-mar

Faça o seguinte: respire fundo, relaxe e dê play no vídeo acima. Aprecie a beleza surreal dessa criatura que é o anjo-do-mar (Gymnosomata). Esse molusco é nativo do Oceano Ártico, hermafrodita, e costuma se alimentar de outra espécie de molusco “alado”, conhecida como borboleta-do-mar (Thecosomata). Não é difícil entender o porquê de seu nome: o anjo-do-mar parece flutuar na água com suas pequenas "asas" translúcidas.

Fonte: National Geographic, WorldAtlas