Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 milhões de abelhas morrem após erro de companhia aérea nos EUA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2022 às 14h15

Link copiado!

Pixabay/ Pexels
Pixabay/ Pexels

No fim de semana, cerca de 5 milhões de abelhas morreram nos Estados Unidos. A causa da morte coletiva foi o processo de transporte inadequado que uma companhia aérea adotou para o transporte da espécie polinizadora.

Estas abelhas viajavam para o estado do Alasca, onde seriam usadas para polinizar pomares e viveiros de macieiras, já que não são nativas na região. Só que o volume da carga foi muito grande e a companhia Delta Air Lines precisou fazer alterações na rota original da viagem.

Sem o planejamento adequado, as milhões de abelhas morreram após serem deixadas por horas dentro de caixas na pista de um aeroporto em Atlanta, segundo o jornal The New York Times.

Continua após a publicidade

Entenda o erro da companhia aérea

As abelhas eram parte da primeira de duas remessas encomendadas por Sarah McElrea, proprietária do centro de apicultura Sarah's Alaska Honey. No total, o primeiro despacho somava 200 caixas com as polinizadoras.

Por causa do volume, foram colocadas em um voo com destino a Atlanta e, posteriormente, seriam transferidas para um avião com destino a Anchorage, a maior cidade do Alasca. A questão é que passaram tempo demais no aeroporto de Atlanta, sem os cuidados necessários.

Cuidados especiais com as polinizadoras

Segundo McElrea, as abelhas deveriam ser alimentadas ao longo do caminho, o que poderia ser feito com água e açúcar. Além disso, precisavam ser mantidas em um ambiente fresco, do contrário poderiam morrer.

Em um primeiro momento, as caixas foram armazenadas em um refrigerador, mas depois foram para o lado de fora e ficaram na pista. Então, quase todas as abelhas morreram por causa do calor excessivo e da fome.

Por que as abelhas eram tão importantes?

Continua após a publicidade

Vale explicar que a polinização migratória comercial — o transporte de abelhas para determinadas regiões sem o inseto — é uma alternativa para muitas plantações. Isso porque os pesticidas dizimaram muitos polinizadores nativos, explica Jimmy Gatt, apicultor e presidente da Metro Atlanta Beekeepers Association.

“Culturas polinizadas como mirtilos, cramberries, laranjas, amêndoas, melancias dependem desses apicultores comerciais”, comenta Gatt. “Essa é a principal importância das abelhas em nossa cultura”, afirma o apicultor. Sobre o ocorrido, ela o classifica como "uma tragédia absoluta”.

Pronunciamento da Delta Air Lines

Continua após a publicidade

Em comunicado, a companhia aérea explica que "a Delta foi informada da situação e rapidamente contatou as equipes internas apropriadas para avaliar a situação". Além disso, "tomamos decisões imediatas para implementar novas medidas para garantir que eventos dessa natureza não ocorram no futuro. Entramos em contato diretamente com o cliente para pedir desculpas pela situação infeliz'.

Fonte: NYT