5 brinquedos dos anos 90 que despertavam o interesse das crianças por História
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Se você cresceu nos anos 90, provavelmente passou tardes inteiras brincando com dinossauros de plástico, espadas de brinquedo e castelinhos de madeira sem nem imaginar que, no fundo, estava tendo uma verdadeira aula de História. Brinquedos aparentemente simples traziam consigo mundos antigos, conflitos históricos e culturas esquecidas, despertando o imaginário.
- 5 brinquedos famosos dos anos 90 que ensinavam ciência e você nem percebeu
- 5 brinquedos dos anos 90 que ensinavam física (e você nem percebeu!)
1. Dinossauros
Impossível falar de brinquedos dos anos 90 sem lembrar das coleções de dinossauros de plástico vendidas em bancas, mercados e até dentro de ovos surpresa. Esses bichos despertavam o interesse pela pré-história, pelos períodos Jurássico e Cretáceo, e pela ideia de um planeta Terra muito diferente do atual. Crianças que brincavam com dinossauros acabavam, muitas vezes, querendo saber como eles viveram, o que causou sua extinção e como os cientistas os estudavam, abrindo portas para a paleontologia e para noções de tempo histórico profundo.
2. Espada
A clássica espada de plástico com escudo de cavaleiro era um sucesso. Sem perceber, as crianças dessa época reviviam elementos da Idade Média, como o sistema feudal, a cavalaria e as cruzadas, então o brinquedo estimulava o interesse por épocas antigas, armamentos históricos e culturas guerreiras.
3. Soldadinhos
Um clássico: os pequenos soldados verdes em posição de combate marcaram gerações. Inspirados principalmente em tropas da Segunda Guerra Mundial, esses bonecos introduziam as crianças ao universo da história militar. Mesmo em brincadeiras inocentes, os temas de território, estratégia, alianças e confronto estavam sempre presentes. Muitos acabavam aprendendo sobre guerras reais, países envolvidos e até armamentos históricos graças ao fascínio que esses soldadinhos despertavam.
4. Pula-pirata
Esse brinquedo simples (um barril, uma figura de pirata e várias espadinhas coloridas) tinha um apelo direto à imaginação infantil, mas também tocava em um tema histórico real: a pirataria dos séculos XVII e XVIII. A figura do pirata, com tapa-olho e lenço na cabeça, remetia a um período de navegação, colonização e conflitos navais. Menção honrosa ao playmobil que tinha edições especiais de piratas.
5. Coleção Futuro Engenheiro
Com peças que simulavam torres, telhados vermelhos, arcos e muralhas, esses blocos permitiam que a criança construísse seu próprio castelo medieval. Muito vendidos nos anos 90, eles estimulavam a criatividade enquanto ensinavam, sem querer, sobre arquitetura antiga, fortificações medievais e a lógica de defesa de cidades da época. Construir um castelo era mais do que uma brincadeira: era montar uma maquete histórica com as próprias mãos.
Brincar sempre foi mais do que só diversão, especialmente nos anos 90. Sem manuais, sem telas, esses brinquedos ajudavam crianças a explorar mundos distantes, entender culturas antigas e despertar a curiosidade pela História de forma natural de também muito divertida.
Leia também:
- 5 brinquedos dos anos 90 que te ensinaram muito sobre geografia na mesa da sala
- 5 brinquedos dos anos 90 que ensinam matemática até para quem não gostava muito
VÍDEO | Anos 90: Tamagotchis e Digimons da Bandai, Reviva a Nostalgia