Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Janeiro de 2022 às 17h00

Link copiado!

joebelanger/envato
joebelanger/envato

O reino animal pode conquistar olhares de admiração ou de estranhamento, às vezes simultaneamente. Existem animais com olhos bizarros que veem o mundo de forma inimaginável, e que são capazes de despertar essa mescla de sentimentos. Confira alguns deles:

5. Tralhoto

Continua após a publicidade

O tralhoto (Anableps anableps) é um dos animais que se destacam por uma visão fora do comum: a comunidade científica chegou a apelidar a espécie de "peixe-de-quatro-olhos", porque seus olhos são perfeitamente adaptados para observar tanto sob a água quanto na superfície. Esse peixe costuma ser encontrado na América do Sul, em rios, lagoas e mangues.

4. Libélula

Além do incomum hábito de se alimentar de outros insetos, a libélula também chama a atenção por conta da visão nítida fornecida pela composição de seus olhos. Uma curiosidade é que esse inseto é capaz de assimilar uma grande variedade de cores. Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences chegou a analisar 12 espécies de libélulas e concluiu que elas possuem de 11 a 30 proteínas sensíveis à luz em seus olhos.

Continua após a publicidade

3. Choco

Você já ouviu falar do choco? Trata-se de um molusco cefalópode (da mesma classe de polvos e lulas) que costuma viver em águas realmente profundas. E uma característica muito particular dessa espécie é sua pupila em formato de letra "W". Essa forma tão excêntrica permite equilibrar um campo de luz verticalmente irregular. Ao contrário de outros cefalópodes, os olhos dos chocos podem girar, permitindo que eles vejam o mundo meio que "em 3D".

2. Aranha-saltadora

Continua após a publicidade

Normalmente, as aranhas possuem oito olhos, mas têm uma visão realmente limitada. Isso não se aplica, porém, à aranha-saltadora (Phidippus audax), que pode ver quase 360 ​​graus ao seu redor com seus oito olhos, sendo que os outros pares ficam atrás da cabeça. Na prática, o animal utiliza os olhos grandes e primários na frente da cabeça para ver detalhes e os pequenos olhos secundários para ver os movimentos.

1. Camarão-louva-a-deus-palhaço

Continua após a publicidade

Os olhos mais complexos do reino animal pertencem ao camarão-louva-a-deus-palhaço (Odontodactylus scyllarus), que vive em tocas nas rochas e no fundo do mar. Acontece que, enquanto os seres humanos têm dois tipos de fotorreceptores (um deles para a visão em preto e branco e o outro que permite a visão em cores), esse crustáceo marinho tem 16, o que permite distinguir cores invisíveis a vários outros animais, do ultravioleta ao infravermelho.

Fonte: Science Alert, Live Science, PNAS