Empresa japonesa apresenta pijama inteligente para monitorar pacientes
Por Ricardo Ballarine |
A tecnologia que vem sendo apresentada na CES 2018, que acontece em Las Vegas, não se restringe aos últimos modelos de smartphones ou de soluções de Internet das Coisas. A Xenoma, por exemplo, empresa japonesa de tecidos inteligentes, apresentou um pijama que pode ajudar a vida de quem está no hospital.
O foco são os pacientes com algum tipo de demência. A roupa, nesse caso, ajudará a monitorar a pessoa, sem que seja necessário manter um profissional no quarto.
A tecnologia está embarcada na camisa e na calça. Sensores instalados na região do quadril e das pernas detectam se o paciente está se movendo. Já os que ficam na camisa servem para monitorar os sinais vitais. Além disso, há a possibilidade de conexão com um aparelho de eletrocardiograma.
Conectividade direta
A Xenoma diz que não há necessidade de gel ou líquido para que os sensores se conectem com o corpo do paciente e leiam os sinais, como acontece nos exames de ultrassom, por exemplo.
A roupa aguenta até 100 lavagens antes de apresentar desgaste, segundo especificações da empresa japonesa. O conjunto, inclusive, já está em teste em um hospital alemão.
A expectativa é que esses pijamas estejam liberados para o mercado em 2020, com preço médio de US$ 100.
Fonte: Engadget