Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Robô pode desinfetar superfícies e cuidar de idosos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Janeiro de 2023 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Aeolus
Divulgação/Aeolus

A CES 2023 vem mostrando novidades tecnológicas desde a última quinta-feira (5), e isso inclui o robô Aeo, desenvolvido pela empresa Aeolus. Além de desinfetar superfícies, a invenção também pode auxiliar no cuidado de idosos, ao detectar se a pessoa caiu ou se precisa de ajuda médica.

A novidade despertou principalmente a atenção do Japão, visto que os robôs para idosos são uma indústria em expansão no país há algum tempo, devido ao envelhecimento da população. Além disso, Aeo tem sido utilizado por hospitais e empresas de Hong Kong e Taiwan.

O Aeo tem navegação autônoma, graças a uma série de câmeras e sensores infravermelhos em sua base. O robô também tem a capacidade de usar o braço direito para abrir portas e subir em elevadores, enquanto desinfeta superfícies usando a luz ultravioleta.

Continua após a publicidade

O simpático robô também consegue ajudar na segurança, já que percebe janelas abertas, invasores ou objetos perdidos. Outro serviço do Aeo é a entrega de alimentos ou produtos no geral. Vale comentar que ele também pode ser operado remotamente quando necessário.

"Equipado com dois braços, o aeo usa um para realizar tarefas vitais, como entrega ou desinfecção, enquanto o segundo braço do aeo opera elevadores e abre portas. Superando as limitações humanas para melhorar a produtividade organizacional, Aeo automatiza tarefas para máxima precisão e repetibilidade. Reduza possíveis problemas de segurança para a equipe, atribuindo tarefas inconvenientes", aponta a descrição do robô no site da empresa.

Fonte: Aeolus via Tech Crunch