Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2021 | General Motors mostra suas próximas soluções em carros eletrificados

Por| 14 de Janeiro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Uma das montadoras mais engajadas no investimento em carros eletrificados, a General Motors, por meio de suas marcas mais conhecidas, como a Chevrolet, Hummer e Cadillac, mostrou durante a CES 2021 o que prepara para os vindouros anos no mercado. Com o cerco se fechando, não há alternativa: as empresas precisam se eletrificar.

Aqui no Canaltech nós já tivemos a oportunidade de avaliar o carro-chefe e grande símbolo desse investimento da GM em carros elétricos, o Chevrolet Bolt, considerado por nós como o melhor disponível no Brasil. Mas a empresa não vai parar por aí, claro, e já prepara novos modelos em toda a sua gama.

Na CES 2021, foram mostrados modelos que já eram conhecidos, mas com alguns detalhes a mais. Os destaques ficam por conta da novíssima picape Hummer EV, considerada por muitos a primeira super truck elétrica do mercado e que deve concorrer com o Tesla Cybertruck. Além disso, a GM revelou que a Cadillac terá dois novos modelos eletrificados, mas com apelo mais luxuoso, casos do Cadillac Lyriq, novo SUV 100% elétrico da marca e o Cadillac CELESTIQ, um clássico sedã que remete aos tempos áureos da empresa.

Continua após a publicidade

Em termos estruturais, o foco da GM foi em sua nova solução de baterias, feitas sob a plataforma Ultium, que já chegamos a abordar aqui no Canaltech. Essa, aliás, será a base dos três veículos citados acima e, certamente, da atualização do Chevrolet Bolt, que deve aparecer em breve.

Nos próximos cinco anos, a General Motors apresentará 30 novos EVs globalmente, representando uma gama de opções, sejam quais forem suas prioridades.

Mais sobre a Ultium

A Ultium é uma plataforma de EVs em hiperescala com o poder de transformar quase todos os tipos de veículos em elétricos. É uma combinação de arquitetura de bateria inovadora, sistemas de propulsão elétrica altamente flexíveis e uma célula de bateria comum que fornecerá energia a toda uma gama de veículos elétricos de nova geração.

Continua após a publicidade

As células produzirão 60% mais capacidade de energia do que as existentes hoje e usarão um design retangular plano, que reduz o espaço entre células e pode ser empilhado com mais eficiência em módulos para maior densidade de energia em um espaço menor. O empilhamento vertical de células dentro dos módulos nos ajuda a construir caminhões, SUVs e grandes crossovers. O empilhamento horizontal permite veículos de desempenho rebaixado. E entre os dois, há a plataforma para crossovers de tamanho médio e compacto.

A General Motors será a primeira montadora a usar um sistema de gerenciamento de bateria quase totalmente sem fio para seus veículos elétricos. O sistema monitora e equilibra a química da célula em uma base constante, garantindo desempenho ideal e capacidade de carga. Finalmente, os módulos são colocados na bateria do veículo - um invólucro estrutural que se dobra como parte do chassi do veículo e protege as células de danos em caso de acidente.

Essas inovações, segundo a montadora, resultam em uma bateria que produzirá até 724 km de alcance com uma única carga, com custo quase 40% menor e com 25% menos peso do que as baterias elétricas atuais.

Continua após a publicidade

GM mira carros autônomos

Em paralelo aos carros elétricos, a General Motors também trabalha pesado para avançar em outro segmento automotivo "do futuro": a direção autônoma. O caminho para isso é o Super Cruise, chamado pela montadora de "o primeiro sistema de assistência ao motorista verdadeiramente autônomo da indústria".

A tecnologia embarca em um sistema de atenção ao motorista para detectar se ele está prestando atenção suficiente à estrada à frente. Caso contrário, a barra de luz do volante pisca para alertar o motorista para voltar sua atenção à estrada. O sistema, claro, é capaz de efetuar manobras caso o condutor não o faça. “Estamos trazendo o Super Cruise para 22 veículos GM até 2023. Isso inclui o Chevrolet Bolt EUV. O Bolt EUV será o primeiro Chevrolet, e o primeiro EV da GM, a apresentar o Super Cruise”, adiantou Travis Hester, chefe da divisão de carros elétricos da GM.