CES 2021 | General Motors mostra suas próximas soluções em carros eletrificados

Por Felipe Ribeiro | 14 de Janeiro de 2021 às 15h00
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Uma das montadoras mais engajadas no investimento em carros eletrificados, a General Motors, por meio de suas marcas mais conhecidas, como a Chevrolet, Hummer e Cadillac, mostrou durante a CES 2021 o que prepara para os vindouros anos no mercado. Com o cerco se fechando, não há alternativa: as empresas precisam se eletrificar.

Aqui no Canaltech nós já tivemos a oportunidade de avaliar o carro-chefe e grande símbolo desse investimento da GM em carros elétricos, o Chevrolet Bolt, considerado por nós como o melhor disponível no Brasil. Mas a empresa não vai parar por aí, claro, e já prepara novos modelos em toda a sua gama.

Na CES 2021, foram mostrados modelos que já eram conhecidos, mas com alguns detalhes a mais. Os destaques ficam por conta da novíssima picape Hummer EV, considerada por muitos a primeira super truck elétrica do mercado e que deve concorrer com o Tesla Cybertruck. Além disso, a GM revelou que a Cadillac terá dois novos modelos eletrificados, mas com apelo mais luxuoso, casos do Cadillac Lyriq, novo SUV 100% elétrico da marca e o Cadillac CELESTIQ, um clássico sedã que remete aos tempos áureos da empresa.

Cadillac Lyriq (Imagem: General Motors)

Em termos estruturais, o foco da GM foi em sua nova solução de baterias, feitas sob a plataforma Ultium, que já chegamos a abordar aqui no Canaltech. Essa, aliás, será a base dos três veículos citados acima e, certamente, da atualização do Chevrolet Bolt, que deve aparecer em breve.

Nos próximos cinco anos, a General Motors apresentará 30 novos EVs globalmente, representando uma gama de opções, sejam quais forem suas prioridades.

Mais sobre a Ultium

A Ultium é uma plataforma de EVs em hiperescala com o poder de transformar quase todos os tipos de veículos em elétricos. É uma combinação de arquitetura de bateria inovadora, sistemas de propulsão elétrica altamente flexíveis e uma célula de bateria comum que fornecerá energia a toda uma gama de veículos elétricos de nova geração.

Imagem: General Motors

As células produzirão 60% mais capacidade de energia do que as existentes hoje e usarão um design retangular plano, que reduz o espaço entre células e pode ser empilhado com mais eficiência em módulos para maior densidade de energia em um espaço menor. O empilhamento vertical de células dentro dos módulos nos ajuda a construir caminhões, SUVs e grandes crossovers. O empilhamento horizontal permite veículos de desempenho rebaixado. E entre os dois, há a plataforma para crossovers de tamanho médio e compacto.

A General Motors será a primeira montadora a usar um sistema de gerenciamento de bateria quase totalmente sem fio para seus veículos elétricos. O sistema monitora e equilibra a química da célula em uma base constante, garantindo desempenho ideal e capacidade de carga. Finalmente, os módulos são colocados na bateria do veículo - um invólucro estrutural que se dobra como parte do chassi do veículo e protege as células de danos em caso de acidente.

Essas inovações, segundo a montadora, resultam em uma bateria que produzirá até 724 km de alcance com uma única carga, com custo quase 40% menor e com 25% menos peso do que as baterias elétricas atuais.

GM mira carros autônomos

Em paralelo aos carros elétricos, a General Motors também trabalha pesado para avançar em outro segmento automotivo "do futuro": a direção autônoma. O caminho para isso é o Super Cruise, chamado pela montadora de "o primeiro sistema de assistência ao motorista verdadeiramente autônomo da indústria".

A tecnologia embarca em um sistema de atenção ao motorista para detectar se ele está prestando atenção suficiente à estrada à frente. Caso contrário, a barra de luz do volante pisca para alertar o motorista para voltar sua atenção à estrada. O sistema, claro, é capaz de efetuar manobras caso o condutor não o faça. “Estamos trazendo o Super Cruise para 22 veículos GM até 2023. Isso inclui o Chevrolet Bolt EUV. O Bolt EUV será o primeiro Chevrolet, e o primeiro EV da GM, a apresentar o Super Cruise”, adiantou Travis Hester, chefe da divisão de carros elétricos da GM.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.