Publicidade

CES 2021 | Com RA, Panasonic quer transformar a direção de carro em game

Por| 11 de Janeiro de 2021 às 23h40

Link copiado!

Divulgação/ Panasonic
Divulgação/ Panasonic
Tudo sobre Panasonic

Durante sua apresentação na CES 2021, a Panasonic anunciou novas soluções inteligentes para a direção automotiva com Realidade Aumentada (RA) e Inteligencia Artificial (IA). Entre as novidades, está um painel inteligente para veículos que transforma o ato de dirigir, praticamente, em uma experiência gamer, já que a ferramenta poderá sinalizar obstáculos, a velocidade de outros veículos e a melhor rota para ser seguida, por exemplo.

"O sistema AR HUD [Head Up Display], da Panasonic, projeta informações importantes acionadas por IA em 3D na linha de visão do motorista para ajudar a reduzir a distração do motorista e potencialmente aumentar a segurança na estrada", explica a companhia, em nota, sobre a tecnologia desenvolvida em parceria com a startup Envisics, sediada no Reino Unido. A expectativa é que essa nova geração de painéis chegue, até 2023, em carros, caminhões e SUVs, de forma mais democrática.

Continua após a publicidade

Experiência gamer na direção

Para revolucionar a experiência de se dirigir um carro, as soluções envolvem a holografia, ou seja, imagens projetadas em 3D para guiar o motorista em seu percurso da casa até o trabalho, por exemplo. Isso porque são projetadas informações e indicações, diretamente, no para-brisa dos veículos para auxiliar os motoristas na navegação. Só lançada agora, a tecnologia foi baseada em estudos da Universidade de Cambridge iniciados há mais de 15 anos.

Entre os recursos disponíveis no painel da Panasonic para motoristas, se destacam:

  • Tecnologia de rastreamento ocular: através da tecnologia se projeta informações no nível de visão do motorista com base na posição do olho do motorista, eliminando uma possível incompatibilidade entre a imagem projetada quando o motorista move a cabeça;
  • Precisão de navegação com IA: com a tecnologia de navegação RA controlada por IA, o sistema detecta e fornece gráficos de navegação 3D multicoloridos e que se ajustam aos arredores do veículo em movimento. Através deles, é possível exibir informações como marcadores de faixa e setas de GPS onde ocorrerão curvas e mudanças repentinas, como colisões ou ciclistas;
  • Resolução 4K: os painéis contam com uma resolução de 4K, usando tecnologias avançadas de holografia.
Continua após a publicidade

“Isso realmente desbloqueia aplicativos muito interessantes”, comentou o fundador e CEO da startup Envisics, Jamieson Christmas, para o site TechCrunch. “No curto prazo, serão aplicativos de realidade aumentada relativamente simples, como navegação, destacando a faixa em que você deve estar e algumas aplicações de segurança. Mas, conforme você olha para a frente, coisas como direção autônoma, isso abre todo um reino de outras oportunidades, como entretenimento e videoconferência”, completa.

A seguir, confira demostração da tecnologia da Panasonic:

Fonte: Panasonic e TechCrunch