Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2020 | OnePlus mostra smartphone conceito com câmera "diferentona"

Por| 08 de Janeiro de 2020 às 11h15

Link copiado!

Captura/YouTube One Plus
Captura/YouTube One Plus
Tudo sobre OnePlus

A OnePlus mostrou durante a Consumer Electronic Show (CES) de 2020 seu mais novo smartphone de conceito, com inspiração em carros da McLaren. Chamado de OnePlus Concept One, ele traz traseira em couro imitando bancos dos veículos, mas o destaque fica para a tecnologia de mudança de opacidade do vidro que protege a câmera.

O conceito tem um conjunto de quatro sensores na parte de trás, escondidos por uma camada de vidro escuro. Contudo, quando se vai usar as câmeras, tal película perde a opacidade e se torna translúcida para permitir a captura de imagem.

No caso do Concept One, este é só um toque para dar mais estilo ao smartphone, já que não há necessidade alguma de esconder a lente traseira. Tal efeito imita a tecnologia que já existe em tetos solares de carros esportivos.

Continua após a publicidade

Entretanto, como modelo conceito, ele revela um caminho que a OnePlus deve seguir para seus aparelhos nos próximos anos. “Com a primeira câmera traseira da indústria que desaparece, o One Plus Concept One é um testemunho na nossa incansável paixão por desafiar convenções”, escreveu a empresa na apresentação.

Uma das tecnologias em desenvolvimento é a mudança de opacidade de vidro exatamente para conseguir colocar a câmera na parte de trás da tela. Assim, seria possível aproveitar toda a face frontal do smartphone, sem precisar dedicar um entalhe, buraco em tela ou usar uma lente retrátil. Nesta proposta, o sensor seria guardado atrás da tela e, quado se for tirar foto, o display passa a ser translúcido para permitir a entrada de luz.

Como já citado, a tecnologia de mudança de opacidade do vidro já existe. O problema é que isso pode influenciar na quantidade de luz que o sensor recebe, resultando em fotos com qualidade inferior.

A tecnologia funciona com um painel eletrocromático, junto ao vidro. Assim, quando acionado por um botão lateral, ele pode transitar entre transparente e opaco na medida em que eletricidade passa por este filtro. O sistema também pode ajudar a ajustar a quantidade de luz, para imagens em ambientes muito claros. No caso do conceito, esta transição acontece em apenas 0,7 segundos, entre totalmente opaco e translúcido.

Continua após a publicidade

Com a apresentação do Concept One, a OnePlus mostra que está disposta a trabalhar com a tecnologia, sendo que pode apresentar algo neste sentido ainda este ano. Além disso, revela que está trabalho em modelos inspirados em carros de alto luxo.

A CES é um espaço para que empresas apresentem seus conceitos com foco em testar a recepção do público para suas propostas de mudança. Em 2018, por exemplo, a Vivo levou para a feira seu primeiro conceito de smartphone com câmera retrátil. Um ano depois, lançou o Vivo Nex com a tecnologia e foi copiada pior outras gigantes como a OnePlus, Huawei e Xiaomi.

Apesar de ter apresentado o aparelho, não há indícios de que ele será lançado no mercado.

Continua após a publicidade

Fonte: The verge