Publicidade

CES 2020 | Intel entra para o mercado de GPUs com placa DG1 para gamers

Por| 07 de Janeiro de 2020 às 10h45

Link copiado!

intel
intel
Tudo sobre Intel

Depois de sua dominância no setor de processadores, a americana Intel decide entrar no setor de placas de vídeo (GPUs) com um modelo apelidado apenas de “DG1”, que a empresa apresentou durante a Consumer Electronics Show (CES) 2020, mais cedo no dia de hoje, 7 de janeiro.

A DG1 é uma placa de vídeo baseada na arquitetura de desenvolvimento Xe, a mesma pela qual será baseada a família de processadores Tiger Lake, que a Intel também demonstrou no evento e que deve chegar em algum momento de 2020. Ambos os produtos foram criados para agir de forma integrada em máquinas futuras.

De acordo com a Intel, que demonstrou a DG1 em uma máquina rodando o jogo Destiny 2, a GPU deverá entregar “o dobro de desempenho gráfico” comparada aos chips de geração anterior. Detalhes numéricos não foram oferecidos, mas especialistas do setor especulam que a DG1 será o que se convém chamar de “versão discreta” da placa de vídeo integrada ao processador, bastante similar ao que vemos em alguns modelos de entrada atualmente.

Continua após a publicidade

A principal diferença, aqui, é a de que o usuário terá alguma forma de controle específico para a DG1, passando a impressão de que ela se trata de uma peça à parte, ainda que integrada ao processador da linha Tiger Lake.

A Intel, inclusive, vem trabalhando para mudar esse conceito de falta de controle do usuário em placas de vídeo on board: em 2017, a empresa “roubou” da AMD o arquiteto gráfico Raja Koudri, para que este liderasse uma nova divisão da Intel, especificamente dedicada ao desenvolvimento de hardware visual. No ano seguinte, Intel e AMD juntaram esforços para criar uma versão híbrida do processador Core i5 com uma GPU integrada da AMD.

No que tange a datas, a Intel manteve o silêncio, ressaltando apenas que ambos os produtos devem chegar ainda em 2020, dependendo da aceitação das OEMs em empregá-los em suas máquinas.

Fonte: The Verge