Publicidade

CES 2018: Conferência da LG mostra novidades para uma casa conectada

Por| 08 de Janeiro de 2018 às 14h23

Link copiado!

divulgação
divulgação
Tudo sobre LG

A conferência da LG na CES 2018 aconteceu hoje (8), das 14h até as 14h45 (horário de Brasília) e trouxe as novidades que a empresa desenvolveu com sua ferramenta de inteligência artificial DeepThinQ, que permitirá conexão entre o consumidor e seus eletrodomésticos e eletrônicos para uma casa totalmente conectada. As inovações têm o objetivo de permitir ao consumidor controlar todos os aspectos dos seus eletro-eletrônicos de casa através de comandos de voz, inclusive utilizando o Assistente Google.

I.P. Park, presidente da LG Electronics, afirmou que a conectividade e a inteligência artificial serão o foco das inovações que a empresa, com o lançamento da inteligência artificial da LG, a ThinQ.

A promessa é que a ThiQ traga uma experiência mais natural entre o consumidor e seus eletro-eletrônicos, aposentando os manuais de instrução. O ar-condicionado, por exemplo, entende quais os horários e funcionamentos são esperados dele e se adapta à rotina da família. O aspirador de pó aprende a planta da casa e é capaz de reconhecer outros dispositivos que estejam conectados.

Baseada na leitura de expressões faciais das pessoas dentro de um automóvel, a ThinQ é capaz de alterar a música, a luminosidade e a temperatura. Até mesmo é capaz de avisar ao motorista que ele está prestes a passar mal, por exemplo.

Os produtos da linha de eletrodomésticos da LG são, todos, conectados por Wi-Fi e trazem consigo tecnologias de Internet das Coisas. A lavadora de roupas, por exemplo, requer apenas que o consumidor coloque suas roupas sujas dentro dela. A partir disso, ela é capaz de selecionar, de acordo com os hábitos do consumidor, qual é o melhor horário e qual o melhor ciclo de lavagem, de acordo com o peso das roupas, do perfil de quem a opera e as configurações que o consumidor definiu.

Ao chegar de carro em sua residência, o consumidor dos produtos LG tem sua porta da garagem aberta automaticamente, as luzes acedem e apagam conforme o consumidor se movimenta nos cômodos. Mesmo para hotéis e lojas, a inteligência artificial LG ThinQ é capaz de entender os hábitos de pessoas que estão utilizando os serviços pela primeira vez e se adaptar às necessidades delas.

Continua após a publicidade

A estrutura de inteligência artificial da LG, a DeepThinQ, tem reconhecimento de voz e de vídeo, que permite que a inteligência se aprimore ao longo da relação com as pessoas que a operam.

Segundo Park, o mundo se tornou muito complexo para que apenas uma empresa possa prover todas as soluções que o mercado consumidor precisa, e a LG se associou a empresas parceiras para trazer o melhor da tecnologia para dentro de nossas casas, carros, lojas e locais de trabalho.

Assim, a LG firmou parceria com a Google a Amazon para o uso de suas engenharias de inteligência artificial. Com a associação com o Google Assistente, por exemplo, é possível acessar as informações do site de buscas através das criações da LG como os aparelhos televisores 4K OLED, as caixas de som e fones inteligentes, criando uma espécie de ecossistema integrado através de Internet das Coisas.

Continua após a publicidade

Scott Huffman, Vice Presidente de Engenharia da Google e responsável pela tecnologia Google Assistente, foi chamado para explicar, durante a conferência, sobre como é a integração entre o Assistente e os produtos da LG, presente em uma infinidade de produtos da marca, como eletrodomésticos, TVs, fones de ouvido e caixas de som, smartphones e até mesmo relógios de pulso.

David VanderWaal, Vice Presidente de Marketing para a LG dos EUA, disse que, em 2017, a promessa da empresa era que todos os produtos lançados teriam conectividade Wi-Fi, o que foi totalmente cumprido. Para 2018, a LG trará a plataforma de inteligência artificial DeepThinQ em toda a sua linha de produtos que, conectados entre si, trará mais praticidade ao cotidiano do consumidor.

A Assistente virtual LG CLOi é equipada com visor que imita expressões faciais humanas de forma amigável e atua como se fosse uma central onde todos os comandos emitidos aos eletro-eletrônicos se concentram, da forma mais interativa o possível. Ela demonstrou como pode fornecer auxílio ao apresentar os compromissos do dia e organizar o ciclo de lavagens de roupas.

Continua após a publicidade

Porém, durante a apresentação, a assistente virtual LG CLOi apresentou algumas falhas e se recusou a continuar interagindo com VanderWaal. Se a conferência acontecesse sem a falta de educação da assistente virtual, através de comandos de voz, a LG CLOi teria sugerido receitas com os ingredientes que a DeepThinQ sabe que se encontram disponível na casa. Isso é uma ferramenta fantástica e que facilita muito o cotidiano, não é mesmo?

A cozinha inteligente da LG, com sua lava-louças, refrigerador e freezer, promete facilidade para cozinhar no cotidiano. A geladeira equipada com ThinQ possui um display frontal sensível ao toque que permite que você altere a temperatura, acesse receitas culinárias e mesmo faça compras de ingredientes que estejam em falta. Com as etiquetas inteligentes, você coloca todos os ingredientes que estão disponíveis em casa e a assistente CLOi encontra receitas com aqueles alimentos. Ao longo do preparo, CLOi dita para você, passo a passo, o que fazer, inclusive com a pró-atividade de ligar o forno na temperatura correta para pré-aquecer.

Achou perigoso esse negócio de forno ligando em momentos que você sequer está em casa? Pois fique tranquilo, afinal o serviço pró-ativo de avaliação em tempo real utiliza a inteligência artificial para reportar à LG qualquer problema que possa ocorrer, sem a necessidade de entrar em contato com a assistência técnica.

Continua após a publicidade

Já na sala de estar, toda a atenção está voltada para os aparelhos televisores da LG, que vêm equipados com a ThinQ. No comercial veiculado na conferência, uma família assiste a um programa e pergunta à TV: "Quem é esse ator?", imediatamente obtendo a resposta, que inclui a filmografia do artista em sugestão. O comercial também mostra um casal de idosos utilizando a TV com ThinQ, passando a mensagem que pessoas de todas as idades podem operar o sistema que, apesar de apresentar tecnologia avançada, é de fácil manuseio por crianças e idosos. O vídeo ainda mostra também a integração com o Google Assistente, que mostra na tela da smartTV a previsão do tempo.

Segundo a LG, ter uma televisão equipada com inteligência artificial ThinQ é uma experiência de interação completamente nova. Além de permitir comandos de voz que compreendem o contexto onde o consumidor está inserido, como por exemplo "comprar a trilha sonora desse filme" ou "checar quem é o diretor dessa série".

Tim Alessi, Diretor Sênior da LG, informa a quem está acompanhando a conferência que muitas novidades em relação a tecnologia em aparelhos televisores podem ser aguardadas para 2018.

Aliás, o novo processador Alpha9 estará presente nos próximos lançamentos da LG. Ele tem como objetivo diminuir o interpolamento, resultando em uma imagem mais límpida, com equilíbrio entre tons claros e escuros para gerar gráficos mais próximos da realidade. As TVs OLED de 4K da LG equipadas com o Alpha9 serão lançadas com telas entre 55 e 77 polegadas, além de virem embarcadas com a tecnologia Nano Cell, que permite que cores mais vívidas sejam exibidas, independentemente do ângulo que o observador esteja posicionado em relação ao aparelho.

Continua após a publicidade

Também foi mostrado na conferência um robô equipado com ThinQ e Assistente Google, desenvolvido com o intuito de ser comercializado para grandes redes de hipermercados, shopping centers ou mesmo aeroportos, tornando a LG uma empresa pioneira em robôs de serviço. Para aeroportos, além de carregar bagagens de forma descomplicada, o robô também pode fornecer informações sobre o clima que estará fazendo quando o consumidor chegar ao seu destino, fuso horário e serviços que podem ser úteis, como aluguéis de carros. Em hipermercados, o robô pode checar o código de barras dos produtos e dar o valor total da compra.