Yoshinori Kitase

Produtor e diretor de "Final Fantasy"
  • Nascimento

    23 de Setembro de 1966 em Japão

Yoshinori Kitase nasceu em 23 de setembro de 1966 no Japão, é um diretor e produtor de games que atualmente trabalha para a Square Enix. Ele é mais conhecido como o diretor de “Final Fantasy VI”, “Chrono Trigger”, “Final Fantasy VII”, “Final Fantasy VIII” e “Final Fantasy X” e produtor de “Final Fantasy X” e “Final Fantasy XIII”.

Kitase comecou a se interessar em processos criativos assistindo “Star Wars” aos doze anos de idade, há quem diga que ele ficou “muito impressionado” com o filme. Ao assistir um vídeo dos bastidores, começou a estudar mais a indústria cinematográfica e resolveu ingressar na Universidade Nihon, no Japão, para saber mais sobre roteiro e produção.

Apesar de ter gostado muito de captação de vídeo, Kitase demonstrou um interesse muito maior em edição, pois achou que isso lhe permitia “dar um novo significado às imagens e mexer com o sentimento das pessoas”. Depois de se formar, passou um período trabalhando num pequeno estúdio de animação e considerou ir para o ramo de jogos eletrônicos ao jogar “Final Fantasy” pela primeira vez.

Kitase se candidatou para uma vaga na desenvolvedora Square Co. por não ter experiência no desenvolvimento de softwares, e foi contratado em 1990, aos 24 anos. Lá ele ganhou experiência como “roteirista de evento”, diretor de movimentos de personagem e expressões faciais, além de decidir o tempo de transições musicais.

Em março de 2018, foi nomeado um dos diretores executivos da Square Enix, após uma reformulação interna de seu conselho diretor.