Matthew Rhys

Matthew Rhys Evans, Ator de cinema e televisão
  • Nascimento

    04 de Novembro de 1974 em Cardiff, País de Gales

Matthew Rhys Evans nasceu em 4 de novembro de 1974 em Cardiff, País de Gales. Conhecido profissionalmente como Matthew Rhys, é um ator famoso pelo papel de Phillip Jennings na série de televisão “The Americans”, encerrada em 2018, e Kevin Walker na série “Brothers & Sisters”, encerrada em 2011.

Quando tinha 17 anos, depois de interpretar Elvis Presley num musical da escola, ele se inscreveu e foi aceito na RADA (Royal Academy of Dramatic Art), em Londres. Enquanto cursava artes dramáticas, apareceu na série policial da BBC “Back-Up” e “House of America”. Ele também chegou a ganhar um prêmio conhecido como o BAFTA Galês pela atuação no filme “Bydd yn Wrol (Be Brave)”.

Em 2006, Rhys mudou-se para Santa Monica depois de ser escalado para estrelar a série da ABC “Brothers & Sisters” no papel de Kevin Walker. O show durou cinco temporadas, com 109 episódios ao todo, chegando ao fim em 2011. Depois, estrelou ao lado da atriz Keri Russell na série de televisão da FX “The Americans”, sendo parceiros dentro e fora das telas. A sexta temporada, exibida em 2018, foi a última. A série estreiou em 2013.

Rhys foi indicado ao Critics’ Choice Awards cinco vezes, ganhando apenas uma estatueta em 2019 na categoria de “Melhor Ator em Série de Drama”. Ele também recebeu duas indicações na mesma categoria no Globo de Ouro, em 2017 e 2019 e uma no SAG Awards, em 2019.

No cinema, Rhys atuou ao lado de grandes nomes do cinema, como Keira Knightley em “Amor Extremo” (2008), Bradley Cooper em “Pegando Fogo” (2015) e Tom Hanks e Meryl Streep no longa “The Post” (2017) dirigido por Steven Spielberg. Rhys também estrelou “Mogli: Entre Dois Mundos” (2018) longa original da Netflix que conta com vozes de Andy Serkis, Christian Bale, Benedict Cumberbatch e Cate Blanchett.

Para 2019, o ator está no filme “The Report” ao lado Jennifer Morrison e Adam Driver e “A Beautiful Day in the Neighborhood”, ao lado de Tom Hanks novamente.