James Bond

Agente secreto
  • Nascimento

    13 de Abril de 1953 em Reino Unido

James Bond é um agente secreto fictício, também chamado pelo código 007, do serviço de espionagem britânico Secret Intelligence Service (SIS) também conhecido como MI-6. O personagem foi criado pelo escritor Ian Fleming e teve sua primeira aparição em 13 de abril 1953 no livro “Casino Royale”.

Na década de 60, os livros de James Bond viraram uma franquia no cinema, a mais duradoura e bem sucedida financeiramente, com um total de 24 longa-metragens, começando com “O Satânico Dr. No” (1962). Seu personagem já foi interpretado por grandes nomes de Hollywood, como Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig.

O agente secreto já foi tema de seriados de televisão norte-americanos antes de partir para as telas dos cinemas.

Nas histórias, James Bond é descrito como um homem alto, moreno, caucasiano de olhar penetrante, viril com porte atlético e sedutor, além de ser um grande apreciador de vodka-martini (batido, não mexido) e atirador com licença 00 para matar (sétimo agente da categoria, surgindo assim o código 007) e perito em artes marciais. Bond representou pela URSS nos tempos de Guerra Fria, a serviço do governo Real, com charme e elegância, sempre apresentando-se como “Meu nome é Bond, James Bond”.