Brad Smith

Bradford L. Smith, CLO da Microsoft
  • Nascimento

    01 de Abril de 1959 em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 100 milhões (2018)

Bradford L. Smith nasceu em 1959 (dia e mês em desconhecidos) em Milwaukee, Wisconsin, Estados Unidos e é conhecido como CLO (Chief Legal Officer) da Microsoft. Se tornou famoso por acordos legais na casa dos bilhões de dólares com empresas e com a União Européia, além de diversos processos contra o governo americano para proteger a privacidade dos clientes.

Graduou-se em 1981 na Princeton University, onde conheceu sua esposa Kathy Surace-Smith, e depois estudou na Columbia Law School. Em seguida estudou lei internacional na University of Geneva, na Suíça, retornando para a Columbia Law School, onde se formou em 1985.

O primeiro trabalho de Smith após graduar-se foi ser advogado de um juiz federal americano, entrando para a firma Covington & Burling em 1986, tornando-se sócio em 1993. Neste mesmo ano, Smith se juntou à Microsoft, sendo nomeado para o conselho geral da empresa em 2002, atuando como advogado, político e diplomata.

Smith ficou conhecido por conseguir acordos com competidores e órgãos reguladores, apostando sempre em soluções “ganha-ganha”. Como exemplo, há os acordos com AOL Time-Warner, Sun Microsystems e Be Inc. Internamente, pressionou a empresa em favor de causas progressistas, apoiando políticas de apoio às mulheres, aos negros e funcionários LGBT.

Essas ações renderam a Smith um lugar no grupo dos “100 advogados mais influentes da América” em 2013 pela National Law Journal. Em 2015 foi nomeado pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, para o cargo de CLO, anunciando a Microsoft Philanthropies, um setor da empresa voltado para o bem público, três meses depois de assumir o cargo.