Andy Rubin

Andrew E. Rubin, Criador do Android
  • Nascimento

    13 de Março de 1963 em Chappaqua, Nova Iorque, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 300 milhões (2019)

Andrew E. Rubin nasceu em 13 de março de 1963 em Chappaqua, Nova Iorque, Estados Unidos é um cientista de computação e investidor de risco mais conhecido como criador da Android Inc, além da Danger Inc.

Recebeu um bacharelado em Ciência da Faculdade Utica, localizada em Nova Iorque, em 1986. Trabalhou na Apple, quando recebeu o apelido de “Android” por seus colegas pela fascinação de Rubin por robôs, sendo a origem do nome do sistema operacional.

Atuou como vice presidente sênior da área mobile e conteúdo digital do Google após a compra da Android Inc. por esta. Em 2013 saiu da área de dispositivos móveis, que foi assumida por Sundar Pichai, para assumir outros projetos dentro da empresa.

No fim de 2013, assumiu a divisão de robótica do Google, que inclui as empresas adquiridas por esta, como a Boston Dynamics. No fim de 2014 saiu da empresa para iniciar uma incubadora de empresas focadas em hardware.

Em 2015 fundou Playground Global junto com Peter Barrett, Matt Hershenson e Bruce Leak para ajudar startups de hardware, focando naquelas que focam em inteligência artificial. Posteriormente ajudou a fundar a Essential Products, focada em Android, saindo temporariamente pelas acusações de relações inapropriadas, voltando à empresa em 2017.