Aleksandr Kogan

Consultor do Facebook
  • Nascimento

    01 de Abril de 1986 em Moldávia, União Soviética (atual Rússia)

Aleksandr Kogan nasceu em 1985 ou 1986 (dia e mês desconhecidos) na Moldávia, então pertencente à União Soviética (URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), mudando-se para os Estados Unidos quando tinha 7 anos.

Obteve um diploma pela Universidade de Berkeley em 2008, em seguida conseguindo um doutorado pela Universidade de Hong Kong em 2011. Trabalhou na Universidade de Toronto antes de atuar como palestrante no departamento de psicologia da Universidade de Cambridge em 2012.

Kogan se tornou mundialmente famoso pelo escândalo do vazamento de dados do Facebook durante as eleições de 2016 para a presidência dos Estados Unidos. Atuando então como um consultor do Facebook, Kogan colheu e vendeu os dados de 87 milhões de americanos para a consultoria Cambridge Analytica, que então trabalhava na campanha de Donald Trump.

Em uma entrevista à CBS, Kogan afirmou que “Eu ensinava a eles lições sobre aquilo que aprendi ao trabalhar com os padrões de dados que coletei de forma idêntica à que fiz para a Cambridge Analytica”, e atualmente é CEO da Philometrics, empresa de Big Data.