Publicidade

Xiaomi cria lâmpada que promete matar até 99% dos vírus e bactérias

Por| 26 de Janeiro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Xiaomi

Enquanto o novo tipo de coronavírus causa danos e se alastra pela China (e pelo mundo), a Xiaomi não ficou de braços cruzados. A empresa já anunciou a doação de máscaras para tentar conter o contágio entre humanos, além de termômetros para ajudar na detecção dos sintomas.

Além disso, a companhia também faz um alerta para em tempo real pelo assistente de voz XiaoAI sobre a situação atual do que parece ser uma epidemia.

Curiosamente, no momento em que esse novo tipo de vírus se alastra e começa a causar pânico, a própria Xiaomi traz à tona uma lâmpada que promete, também, eliminar os vírus presentes no ar de um ambiente. Produzida por uma de suas subsidiárias, a Youpin, a lâmpada também ilumina o ambiente, claro, e alerta sobre a presença dos mais conhecidos vírus no local.

Continua após a publicidade

O produto está na plataforma de financiamento coletivo da Youpin, mas considerando que a promessa é alta e que o timing parece ter sido quase perfeito, a arrecadação deve superar muito as expectativas. No momento em que esta matéria e produzida, já foi levantado mais de 730% do esperado, somando mais de 2 milhões de yuan chinês (o que dá um pouco mais de US$ 314.000). Já são quase 15.000 apoiadores.

De fato, é um produto muito atrativo pelo valor pedido: pouco mais de US$ 20 cada unidade. E a promessa é alta: a lâmpada elimina 99,99% dos vírus e bactérias presentes em um ambiente entre 20 m² e 30 m². O dispositivo parece uma lâmpada vertical, com tubos de LED no centro. E é compatível com todo o ecossistema da Xiaomi.

E como funciona?

Continua após a publicidade

A lâmpada tem dimensões de 245 x 120 x 120 mm e é construída em plástico e metal. A diferença é que, além da iluminação, ela também emite raio UVC, usados para esterilizar ambientes. Isso é suficiente para atrapalhar a cadeira reprodutiva de bactérias como E. Coli e Staphylococcus, algumas das mais comuns em intoxicação alimentar. Mas, infelizmente, não deve ajudar muito no combate do novo coronavírus chinês.

Para agentes infecciosos mais resistentes, existe o alerta para a presença de vírus e bactérias emitido pela lâmpada, que faz um som quando a esterilização não é suficiente para algum agente que permanece no ar. Ou seja, além de te proteger de uma boa gama de doenças, também avisa se há necessidade de um cuidado extra. Porém, jamais descuide da higiene básica.

A lâmpada funciona a bateria e tem autonomia para impressionantes 9.000 horas de uso. O usuário pode controlar remotamente pelo aplicativo Mi Home, pelo qual possivelmente já controla boa parte da casa hoje em dia.

Continua após a publicidade

Não há informações ainda se o produto está previsto para chegar ao mercado ocidental, mas considerando o tremendo sucesso de seu financiamento coletivo, é bem provável que sim. O lançamento está previsto para o dia 5 de março.

Fonte: Youpin, Xiaomi Today