Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vendas do HomePod crescem mas speaker da Apple tem pouca participação no mercado

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 22h30

Link copiado!

Vendas do HomePod crescem mas speaker da Apple tem pouca participação no mercado
Vendas do HomePod crescem mas speaker da Apple tem pouca participação no mercado
Tudo sobre Apple

Ainda que as vendas do HomePod tenham aumentado em 45% no quarto trimestre de 2018, totalizando 1,6 milhão de unidades no período, o speaker inteligente da Apple segue sem muita expressão neste mercado, tendo apenas 4,1% de participação. As informações são da Strategy Analytics.

O mercado de smart speakers é liderado por Amazon e Google, com seus respectivos produtos das linhas Echo e Home. A empresa de Jeff Bezos vendeu, no período analisado, 13,7 milhões de unidades, enquanto a gigante da internet enviou 11,5 milhões de aparelhos. Combinadas, ambas representam uma participação de mercado estimada em 66,5%.

Boa parte dos motivos que justificam a baixa penetração da Apple no mercado de alto-falantes inteligentes é o preço do HomePod, que custa US$ 349 nos Estados Unidos, enquanto os pequeninos Amazon Echo Dot e Google Home Mini foram vendidos a apenas US$ 25 nas promoções de fim de ano (às vésperas do Natal, algumas lojas chegaram a oferecer o HomePod por US$ 249, no entanto). Além disso, Amazon e Google têm famílias mais amplas desses dispositivos, oferecendo uma variedade de modelos para públicos diversificados, enquanto a Maçã por enquanto só tem um único HomePod para oferecer.

Outra razão para o HomePod não ser lá muito popular é que ele não é tão inteligente quanto seus concorrentes, especialmente por conta das limitações da assistente Siri em comparação com o Google Assistente e a Alexa. Ainda, a disponibilidade internacional é outro empecilho para o aumento nas vendas, pois o aparelho da Apple só é vendido oficialmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Espanha, México, China e Hong Kong, enquanto os dispositivos da Google e da Amazon chegam a outros países.

Continua após a publicidade

Fonte: MacRumors, Strategy Analytics