Vendas do HomePod crescem mas speaker da Apple tem pouca participação no mercado
Por Patricia Gnipper | 19 de Fevereiro de 2019 às 22h30
Ainda que as vendas do HomePod tenham aumentado em 45% no quarto trimestre de 2018, totalizando 1,6 milhão de unidades no período, o speaker inteligente da Apple segue sem muita expressão neste mercado, tendo apenas 4,1% de participação. As informações são da Strategy Analytics.
O mercado de smart speakers é liderado por Amazon e Google, com seus respectivos produtos das linhas Echo e Home. A empresa de Jeff Bezos vendeu, no período analisado, 13,7 milhões de unidades, enquanto a gigante da internet enviou 11,5 milhões de aparelhos. Combinadas, ambas representam uma participação de mercado estimada em 66,5%.
Boa parte dos motivos que justificam a baixa penetração da Apple no mercado de alto-falantes inteligentes é o preço do HomePod, que custa US$ 349 nos Estados Unidos, enquanto os pequeninos Amazon Echo Dot e Google Home Mini foram vendidos a apenas US$ 25 nas promoções de fim de ano (às vésperas do Natal, algumas lojas chegaram a oferecer o HomePod por US$ 249, no entanto). Além disso, Amazon e Google têm famílias mais amplas desses dispositivos, oferecendo uma variedade de modelos para públicos diversificados, enquanto a Maçã por enquanto só tem um único HomePod para oferecer.
Outra razão para o HomePod não ser lá muito popular é que ele não é tão inteligente quanto seus concorrentes, especialmente por conta das limitações da assistente Siri em comparação com o Google Assistente e a Alexa. Ainda, a disponibilidade internacional é outro empecilho para o aumento nas vendas, pois o aparelho da Apple só é vendido oficialmente nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Espanha, México, China e Hong Kong, enquanto os dispositivos da Google e da Amazon chegam a outros países.
Fonte: MacRumors, Strategy Analytics