Número de smart speakers ultrapassa 100 milhões no mundo; Amazon domina

Número de smart speakers ultrapassa 100 milhões no mundo; Amazon domina

Por Wagner Wakka | 16 de Novembro de 2018 às 07h35

Os alto-falantes inteligentes estão começando a povoar as casas em todo o mundo. Uma pesquisa da Strategy Analytics sobre o desempenho do mercado do setor no terceiro trimestre do ano revelou que o número de smart speaker já ultrapassou 100 milhões.

Mais que isso, os dados mostram que os meses entre julho e setembro foram um dos melhores para o setor. No período, foram comercializados 22,7 milhões de unidades de alto-falantes inteligentes. Com isso, o trimestre registrou um aumento de 197% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Amazon ainda domina o mercado, com 31,6% dos produtos vendidos no período. A empresa é seguida pela Google, com 22,7%; Alibaba, com 9,5%; Baidu e Xiaomi, ambos com 8,4%; e Apple, com módicos 4,8% do mercado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Contudo, apesar do domínio da empresa Jeff Bezos, os modelos da Amazon foram os que tiveram menor crescimento em um ano. Os produtos da Xiaomi foram líderes em evolução: houve aumento de 1.800% em relação ao ano passado. A Alibaba também apresentou elevação estrondosa de 1.692%. Em comparação, Google cresceu 174% no ano e Amazon, 45%.

Mercado global de smart speakers no terceiro quarto de 2018 (Gráfico e fonte: Strategy Analytics )

Em números absolutos, a Google foi a empresa que registrou maior aumento em um ano: houve uma variação de 3,3 milhões em vendas. Amazon teve alta de 2,2 milhões unidades, contra 2,1 milhões da Alibaba e 1,8 milhão da Xiaomi.

Outro dado que mostra que a companhia de Bezos perdeu mercado no período é que, até o ano passado, a Amazon detinha 64,8% do total de smart speakers vendidos no mundo. Apesar de tudo isso, a companhia ainda tem um terço de todos os produtos do segmento vendidos nos últimos três meses, o que representa 2 milhões a mais que a segunda colocada Google.

A Strategy Analytics ainda acredita que, com este crescimento, o mercado de alto-falantes inteligentes pode alcançar a marca de 125 milhões de unidades vendidas ainda este ano. Isso porque o último trimestre de 2018 ainda terá impulsionamento de vendas com a Black Friday e o Natal.

Fonte: BusinessWire

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.