Publicidade

Lâmpada inteligente acaba com polêmica entre quente e frio

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Março de 2023 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Positivo
Divulgação/Positivo

Após uma imagem com luzes de lâmpadas com cores quentes e frias ter viralizado na internet, uma pergunta ficou na cabeça de alguns usuários: afinal, é melhor usar lâmpadas com cores quentes ou frias? Nós já respondemos essa pergunta, mas tem algo que pode ser feito por quem ainda está na dúvida.

A utilização de lâmpadas inteligentes faz com que esta escolha se torne bem mais flexível. Afinal, até os modelos mais básicos costumam trazer suporte para mudança de temperatura de branco — mesmo aquelas lâmpadas que não oferecem suporte para tons mais coloridos!

Continua após a publicidade

Em geral, estas lâmpadas costumam permitir o controle do branco por meio de aplicativo, de forma relativamente rápida e intuitiva. Com poucos toques na tela, é possível alternar entre uma luz de 3.000K (mais quente), ou de 5.000K ou mais (tons mais frios).

Esta letra K representa o Kelvin, medida que marca justamente a temperatura da cor. Ao contrário do que possa parecer, os valores mais baixos representam os tons mais quentes (com tendência ao amarelo), enquanto os mais altos são os mais frios (puxados para o azul).

Mesmo que a percepção seja diferente para cada pessoa, geralmente as características de cor são atribuídas de forma diferente. Enquanto o branco quente é relacionado a ambientes mais aconchegantes e tranquilos, o frio costuma aparecer nos locais que demandam maior concentração e atividade.

Portanto, as cores quentes são comumente vistas em restaurantes, bares e hotéis, entre outros lugares. Já os tons frios costumam aparecer em escritórios, hospitais e no comércio.

Continua após a publicidade

Naturalmente, estes aspectos não se constituem como regra, já que no final das contas a preferência será individual. É justamente essa a vantagem da lâmpada inteligente, que alterna entre todas as possibilidades em questão de segundos.

De qualquer forma, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a sua lâmpada inteligente. É possível que algumas opções mais baratas tenham apenas uma cor, seja ela mais quente ou mais fria, sem a possibilidade de alteração por meio de aplicativo.