Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Zetta, carro elétrico russo que custará apenas R$ 40 mil

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Agosto de 2021 às 07h30

Link copiado!

Reprodução/Zetta
Reprodução/Zetta

A Rússia anunciou o lançamento de seu primeiro carro elétrico com produção em massa: o Zetta. Com porte de subcompacto (equivalente ao Renault Kwid ou Fiat Mobi), o automóvel terá apelo popular e será focado em deslocamentos urbanos, o que deve facilitar sua exportação para mercados emergentes — incluindo o Brasil. Segundo o governo russo, seu preço será de 550 mil rublos, o equivalente a pouco mais de R$ 39 mil. 

O Ministério da Indústria e Comércio da Rússia não deu muitos detalhes técnicos sobre o Zetta, mas já revelou algumas medidas do carrinho, que será bem pequeno e comportará, pelo que mostram as imagens do projeto, apenas dois passageiros. A velocidade do automóvel será limitada a 120 km/h, o que deve reforçar seu apelo urbano e para pequenos deslocamentos. A autonomia não foi revelada.

Segundo Denis Manturov, ministro da pasta, a expectativa do governo do país é de que a produção em massa do Zetta seja iniciada no final de 2021, sendo o primeiro de outros modelos elétricos que as estatais locais desenvolverão. O país quer que 10% de sua frota seja de carros 100% elétricos até 2030, meta bem mais modesta do que da União Europeia, que pretende abolir os modelos a combustão

Continua após a publicidade

A Rússia também promete fazer investimentos em carros movidos a hidrogênio, com o primeiro projeto estimado para chegar em 2024.

Fonte: Sputnik News