Zeekr tem fábrica e "quartel-general " de 1° mundo; CT conheceu
Por Paulo Amaral |

Nascer com o propósito de se desvincular da pecha de "mais uma montadora de carro chinesa" e se posicionar como uma marca do segmento premium, do porte de gigantes europeias, não é uma tarefa fácil.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Exclusivo: Zeekr estuda motor "super híbrido" para seus carros
- Governo estuda nova lei de trânsito com punição pesada para motoristas
A Zeekr, "prima chinesa" da Volvo, sabe disso, mesmo com pouco mais de 3 anos e meio de vida. Os planos, porém, são ousados, e vislumbram um lugar no pódio do seleto grupo de luxo dentro de, no máximo, dois anos.
O CT Auto foi convidado para ir ao primeiro Zeekr Day Global da história e, durante a viagem à China, teve a oportunidade não apenas de dirigir os luxuosos e surpreendentes modelos da marca. Conhecemos também a linha de montagem do 7X e do 007, em Ningbo, além de termos feito uma visita ao novo e imponente Headquarter da marca em Hangzhou.
Foi essa visita aos bastidores da produção dos carros e às tecnologias que vêm sendo trabalhadas que deixaram a clara impressão de que a Zeekr realmente não entrou no setor automotivo apenas para ser mais uma no bolo. Confira com o CT Auto como são as modernas instalações da nova rival de Porsche e BMW.
Alta tecnologia, mas com "toque humano"
A fábrica em que a Zeekr monta o 007 e o 7X não é totalmente automatizada, como outras que o CT Auto já conheceu, mas, nem por isso deixa de ser altamente tecnológica.
O complexo que ocupa 24.100 metros quadrados na cidade de Ningno começou a operar em setembro de 2020 e se gaba de ser a primeira fábrica digital do mundo construída por meio de um sistema chamado "gêmeo digital 3D".
Leia também: especial Zeekr
- Manobrista, sala sobre rodas e "salva pet": Zeekr exibe suas tecnologias
- Zeekr 7X: Andamos no "futuro pesadelo" do Porsche Macan e da BMW X5
- Quanto custam os carros da Zeekr no Brasil?
As instalações são do tipo assembling. Isso significa que somente alguns processos da fabricação, como fundição sob pressão, estampagem, soldagem, revestimento e montagem final acontecem por lá. Motor, câmbio e pintura são etapas previamente realizadas em outro local, conhecido como Dark Factory.
Segundo a Zeekr, a linha de montagem tem é um complexo "verde" que gera sua própria energia e tem zero despejo de materiais prejudiciais ao meio ambiente. A automação da linha não é totalmente, já que o "toque humano", especialmente na conferência final, é muito valorizado lela marca. Mesmo assim, a instalação utiliza a plataforma IoT (Internet of Things) para ter, em tempo real, dados conectados com toda a cadeia de suprimentos.
Quartel-general é totalmente high-tech
O headquarter, ou quartel-general da Zeekr em Hangzhou, por outro lado, tem tecnologia em todos os cantos, desde o elevador até os banheiros, com assentos automáticos e climatizados.
Inaugurado há poucos meses, o local conta com um espaçoso show room logo na entrada, luxuosos restaurantes, salas de reunião e uma vista capaz de tirar o fôlego e até causar uma certa vertigem ao olhar pela janela do 57° andar.
O CT Auto participou de uma reunião junto com representantes da imprensa de outros países e teve a chance de compartilhar ideias com o VP global da Zeekr, além de conhecer um pouco mais do que a marca pretende alcançar no futuro.
O alto nível de comprometimento mostrado com a qualidade dos carros que já foram lançados, alguns deles inclusive no Brasil, além da preocupação em provar que não apenas os produtos são confiáveis, mas a marca também, é algo que pode resultar em boas notícias para quem importa: o cliente.
A marca prima da Volvo já ultrapassou a barreira de 390 mil carros entregues em países fora da China e está presente em 40 mercados importantes, entre eles Holanda, Suécia, Tailândia (em que lidera o segmento de luxo), Arábia Saudita, Emirados Árabes, México e Austrália.
* O repórter viajou à convite da Zeekr International