Publicidade

Xiaomi ignora prejuízos e promete investir pesado em carros elétricos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi está disposta a ameaçar o reinado da Tesla e se tornar a principal referência mundial em carros elétricos. Para isso, a empresa chinesa está disposta até mesmo a arcar com prejuízos milionários nos primeiros meses de operação.

Em entrevista ao Automotive News Europe, o diretor financeiro Alain Lam admitiu que a entrada da Xiaomi no segmento de carros elétricos demorará para começar a dar lucros, mas lembrou que o início da caminhada da marca no ramo de smartphones e eletrônicos foi similar.

Segundo o executivo, a receita do sucesso até a lucratividade se resume a uma palavra: escala. Por isso, a ideia da Xiaomi é investir pesado (fala-se em US$ 10 bilhões) para aumentar a escala de produção, expandir a linha de produtos e, assim, alcançar a sonhada lucratividade no futuro ao firmar o nome no novo mercado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o último relatório financeiro divulgado, a Xiaomi acumulou mais de US$ 250 milhões em prejuízos apenas entre abril e junho de 2024. Mesmo assim, está otimista em entregar mais 120 mil carros até dezembro e, assim, reduzir as perdas no fechamento do ano.

SUV da Xiaomi vem ou não vem?

A principal jogada da Xiaomi para manter vivo o projeto de desbancar a Tesla, ironicamente pode ser um carro elétrico que, em um passado recente, teve as imagens vazadas na internet, mas prontamente desmentidas pela montadora: o SU8.

O SUVderivado do SU7, segundo fontes, estaria sendo desenvolvido para rivalizar com o Tesla Model Y em 2025, mas Wang Hua, gerente do departamento de Relações Públicas, se apressou em negar a existência do modelo e rotular como falsas as imagens que pipocaram nas redes sociais.

Agora, porém, com a entrevista de um dos principais executivos da marca sobre a necessidade de expandir o portfólio e aumentar a escala de produção, fica a dúvida: o SU8, SUV elétrico da Xiaomi, vai ou não ser o segundo carro elétrico da marca? O jeito é esperar as “cenas dos próximos capítulos”.

Fonte: Automotive News Europe