Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Waymo lança primeiro serviço de transporte com carros autônomos nos EUA

Por| 05 de Dezembro de 2018 às 20h39

Link copiado!

Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo

O carro autônomo comercial já está entre nós. A Waymo lançou oficialmente nesta quarta-feira (5) seu serviço do transporte chamado Waymo One, somente com veículos que se dirigem sozinhos, nos Estados Unidos.

Atualmente, a empresa só oferece corridas para a área de Phoenix, sendo que usuários podem pedir por uma corrida a qualquer hora do dia, até mesmo no final de semana. O Waymo One funciona exatamente da mesma forma que o Uber: você pede por uma corrida, espera pelo carro e é levado até seu destino, sendo cobrado no cartão de crédito. A diferença, aqui, é que não há ninguém dirigindo.

Para ser mais exato, para esta primeira onda de clientes ainda haverá uma pessoa fazendo as vezes de co-piloto para evitar problemas envolvendo a colisão do veículo. Também inicialmente, apenas algumas pessoas que se cadastraram para o programa de testes da Waymo vão poder utilizar o serviço.

A ideia é garantir a segurança e também criar uma relação de confiança entre os usuários com o veículo autônomo. Recentemente, o CEO da Waymo, John Krafcik, fez um post no Medium indicando que um dos principais desafios dos carros autônomos não vai mais ser a tecnologia, mas sim convencer as pessoas de que elas podem viajar tranquilas com um veículo que se controla sozinho.

Continua após a publicidade

Há alguns meses, um acidente com um carro da Waymo foi causado exatamente porque o motorista de testes não confiou no sistema e trocou de faixa, mesmo o carro indicando que era preciso se manter naquele local.

Assim, a proposta agora é que estes primeiros passageiros se sintam confortáveis em andar sem controlar o carro e, daí, disponibilizar o serviço sem motorista de segurança e para todos usuários. Para dar mais segurança, a empresa lançou também um app exclusivo para o Waymo One. A ideia é garantir um contato aberto sempre por telefone ou chat de mensagens a que o usuário possa recorrer em caso de problemas.

Segundo a companhia, este é um processo para o qual não pode haver pressa, já que é uma tecnologia que pode abrir mercado para toda uma nova forma de transporte. Ainda, a companhia precisa trabalhar com legislações específicas para o serviço. Outro problema que a Waymo pode enfrentar pode ser em relação à pressão de funcionários de empresas concorrentes, como a Uber. O serviço de carros compartilhado enfrentou uma guerra com os taxistas pelo mercado de transportes, o que pode acontecer novamente, agora sem motoristas.

Continua após a publicidade

Fonte: Waymo