Publicidade

Volkswagen Tiguan ganha nova geração, que não vem ao Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (20) a 3ª geração do Tiguan, SUV médio que saiu de linha no Brasil em 2021. O modelo, aliás, estará de volta ao país em outubro, mas somente com um facelift e uma única opção de motor, a 2.0 turbo.

Lá fora, por outro lado, o novo Tiguan mexeu não apenas no visual, mas também no acabamento interno e na motorização, que agora também oferecerá versões híbridas, com 204cv ou 272cv de potência, além de bateria de 19 kWh, que gera autonomia de até 100 quilômetros somente no modo elétrico.

Há também a variante com sistema híbrido leve, que combina o motor 1.5 turbo com uma bateria de 48 volts, duas com motor 2.0 a gasolina, com 154cv ou 204cv de potência, e uma última, com propulsor 2.0 a diesel e 150cv ou 193cv de potência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em termos de design, é notória a intenção da Volkswagen em dar à nova geração do Tiguan um visual mais parecido com o adotado na linha de carros elétricos da marca, a ID. A faixa horizontal dianteira coberta em vidro e os faróis em LED, além das entrada de ar que foi reposicionada para melhorar o coeficiente de arrasto, são os destaques.

O Tiguan ficou 3,2 centímetros maior e 0,5 cm mais alto. Agora o SUV ostenta 4,55m e 1,64m nas respectivas dimensões, mas mantém a largura de 1,93 metros e o entre-eixos de 2,68m. As alterações melhoraram o espaço do porta-malas, que agora comporta 648 litros no total.

Conforto e tecnologia

O Tiguan de 3ª geração que será vendido na Europa também oferecerá um pacote completo nos campos de conforto e tecnologia. O SUV terá função de massagem para os ocupantes do banco dianteiro, digital cockpit com revestimento antirreflexo, central multimídia com design similar à utilizada nos carros elétricos, head-up display e vários recursos voltados para segurança, tais como:

  • Side Assist (sistema de mudança de faixa);
  • Front Assist (frenagem autônoma de emergência);
  • Lane Assist (sistema de manutenção de faixa);
  • Rear View (sistema de câmera de visão traseira;
  • Park Assist Pro com capacidade de estacionamento remoto (opcional);
  • Trailer Assist (opcional para manobras assistidas com um reboque).
Continua após a publicidade

Volkswagen Tiguan 2024: preço e disponibilidade

O Volkswagen Tiguan estará disponível para compra na Europa em fevereiro de 2024, com preços equivalantes a R$ 190 mil. Por aqui, a versão com facelift e motor 2.0 turbo continuará sendo importada do México, país em que custa o equivalente a R$ 230 mil na conversão direta.