Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen bate recorde em vendas de carros elétricos em 2022

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Janeiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen tem motivos de sobra para comemorar seu desempenho nas vendas de carros elétricos. A montadora alemã registrou um crescimento substancial em 2022, com aumento de 23,8% nos emplacamentos globais dentro de sua linha zero emissão, chegando a 330 mil unidades entregues aos consumidores.

O grande destaque no período foi o SUV Volkswagen ID.4, responsável por 170 mil unidades vendidas. Feito sobre a plataforma modular MEB, o crossover faz parte de uma boa linha de carros elétricos, completada pelo ID.3, ID.5, ID.6 e ID.Buzz, que marcam uma tentativa da montadora de, não apenas expandir a estratégia de eletrificação, mas também de se inserir como uma opção mais voltada ao segmento premium do mercado.

Continua após a publicidade

Parte dessa estratégia pode ser confirmada durante a CES 2023, quando a Volkswagen revelou mais um integrante da linha ID, o VW ID.7, um sedan de porte médio/grande que deve ser o modelo mais equipado, tecnológico e luxuoso do portfólio elétrico.

Segundo a Volkswagen, a China foi seu mercado com melhor desempenho, com 143.100 carros elétricos vendidos em 2022 e crescimento de 102,9%. A América do Norte, praça historicamente difícil de ser conquistada pela montadora, registrou 27,7% de aumento nas vendas, com o ID.4 também sendo o responsável pela maior parte delas.

Em apresentação durante a CES, aliás, a empresa revelou que pretende fazer um investimento importante nos Estados Unidos, ampliando a capacidade de produção da planta de Chattanooga, no estado do Tennessee. Ao Canaltech, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, revelou que a ideia é atingir uma participação no mercado local de pouco mais de 5% (hoje pouco acima de 2%) — não apenas com elétricos.

Vale lembrar que a Volkswagen deve trazer alguns dos seus modelos elétricos ao Brasil a partir de 2023. Entre eles estão, além do ID.4, a VW ID.Buzz, conhecida como Kombi elétrica, e, possivelmente, o novíssimo ID.7.

Continua após a publicidade