Voepass é suspensa pela ANAC e se posiciona; entenda o caso
Por Paulo Amaral |

A Voepass Linhas Aéreas, companhia que tem parceria ativa com a Latam, se posicionou oficalmente sobre a suspensão imposta pela Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, que cancelou as operações comerciais da empresa no país.
- Os 5 maiores aviões de passageiros do mundo
- Avion Express: nova companhia aérea já pode transportar passageiros no Brasil
A decisão do órgão regulador do país foi oficializada nesta terça-feira (11), quase sete meses depois de a Voepass ter protagonizado uma das maiores tragédias recentes da aviação nacional.
Na ocasião, o avião ATR-72 entrou em flat spin, perdeu cerca de 4 mil metros de altitude em um minuto, entrou em giro plano e atingiu o solo. O acidente culminou com a morte de mais de 60 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo.
De acordo com a ANAC, a suspensão da Voepass Linhas Aéreas tem efeito imediato. Ela foi tomada por conta da falta de capacidade da companhia aérea em solucionar uma série de irregularidades apontadas nas últimas fiscalizações. A decisão da ANAC ganhou apoio do Ministério de portos e aeroportos, que considerou acertada a suspensão.
O que diz a ANAC?
Em contato com o CT Auto, a ANAC reiterou que a suspensão "vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos".
O órgão, porém, não detalhou quais correções ainda precisam ser feitas, mas, em nota publicada no site, relatou que vem solicitando uma série de medidas desde outubro de 2024, mas sem efeito.
Entre elas, destacam-se: redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.
A ANAC revelou ainda que, no fim de fevereiro de 2025, após novas auditorias, "foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência".
O que diz a Voepass?
Em comunicado oficial, a Voepass informou que deu início às tratativas internas para demonstrar a capacidade de gerir os níveis de segurança exigidos pela ANAC.
"A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança.
Essa decisão tem um impacto imensurável para milhares de brasileiros que utilizam a aviação regional todos os dias e contam com seu serviço, por isso, colocará todos seus esforços para retomar a operação o mais breve possível.
Todos os passageiros que forem impactados neste momento serão atendidos nos termos do previsto pela ANAC, na Resolução 400 — que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos".
Como pedir reembolso dos voos cancelados?
A Voepass será obrigada a reembolsar os passageiros afetados pela decisão da ANAC, já que eles perderão os voos previamente marcados — e agora cancelados — até o momento em que a companhia aérea cumpra as exigências da agência.
Para solicitar o dinheiro de volta, os passageiros têm dois caminhos possíveis, que dependem da forma como adquiriram os bilhetes.
Entrar em contato com a Voepass diretamente;
Entrar em contato com a agência de viagens e solicitar o reembolso ou, então, o remanejamento da passagem aérea para um voo de outra companhia.
Leia também:
- 5 carros mais luxuosos do mundo
- "Rolê dos sem topete": encontro de carros ilegais causa confusão em SP
Vídeo: Taycan Turbo S, o Porsche mais rápido do Brasil