Publicidade

Você comete estes erros com seu carro flex e nem sabia

Por  | 

Compartilhe:
Vincent Guzman/Unsplash/CC
Vincent Guzman/Unsplash/CC

O carro com motor flex já existe no mercado brasileiro há mais de duas décadas, mas, até hoje, em pleno 2025, muita gente ainda comete erros no uso ideal da tecnologia por pura falta de informação.

Entre as principais dúvidas sobre o funcionamento ideal do sistema está a que leva em conta a proporção ideal de etanol e gasolina no tanque. Isso realmente existe ou é preciso rodar até “zerar” um combustível para depois colocar o outro?

Se você também tem essa e outras dúvidas a respeito de um carro flex, talvez esteja cometendo erros e nem sabia disso. Confira com o CT Auto quais são os principais e não os repita nunca mais.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

3. Pode misturar etanol e gasolina no tanque em carro flex?

Vamos começar a listinha com os erros que você comete com o carro flex e nem sabia com aquele que é o mais comum. A resposta para a pergunta acima, se pode misturar etanol e gasolina no tanque, é um sonoro SIM.

Ou seja: NÃO, você não precisa rodar com um determinado combustível até esvaziar o tanque completamente antes de abastecer com outro diferente. A motorização flex existe justamente para dar ao condutor a liberdade de colocar etanol ou gasolina a hora que quiser.

2. Preciso obrigatoriamente usar os dois tipos de combustível?

Não há qualquer necessidade de utilizar obrigatoriamente etanol e gasolina apenas pelo fato de o carro ter motor flex. Se o proprietário quiser, pode rodar a vida inteira com um ou com outro no tanque, sem misturar ou trocar o composto.

O que identifica se o carro está funcionando com gasolina ou com etanol é um componente presente no escapamento chamado sonda lambda. É ela que passa a informação à central de comando que, por sua vez, ajusta o motor para oferecer o melhor desempenho.

Continua após a publicidade

1. Não há “proporção ideal” de mistura entre gasolina e etanol

O terceiro erro que você comete ao usar carro flex e talvez não saiba é o de imaginar que há uma proporção ideal de mistura entre gasolina e etanol para o carro funcionar melhor, tanto em desempenho quanto em economia.

Como dissemos no item anterior, ele pode rodar apenas com um combustível a vida inteira, mas, também, pode aceitar ambos a qualquer hora. Assim, não há fórmula mágica: quer mais desempenho? Coloque mais etanol. A preferência é por economia de combustível? Priorize a gasolina. Simples assim.

Continua após a publicidade

Leia também:

Vídeo: Dicas para garantir a qualidade da gasolina