Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo impressionante mostra Fiat 500 elétrico sendo carregado enquanto anda

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Junho de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

A Stellantis divulgou o resultado de um de seus projetos mais audaciosos envolvendo carros elétricos, o Arena of the Future. Após meses de testes, a montadora demonstrou uma tecnologia de recarregamento sem fio das baterias utilizando um Fiat 500e em uma via preparada — e o resultado foi espetacular.

Chamada de Transferência de Energia Dinâmica Sem Fio (DWTP, na sigla em inglês), essa tecnologia funciona com bobinas colocadas sob o asfalto, que transferem energia diretamente para carros, caminhões e ônibus compatíveis, sem a necessidade de parar o veículo.

A tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um receptor especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, ampliando a autonomia e conservando a carga da bateria do veículo.

Continua após a publicidade

O projeto-piloto da Stellantis e dos parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, uma empresa pertencente à operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.

Segundo a Stellantis, a eficiência do carregamento se mostrou parecida com a de uma estação de recarga rápida, mesmo em velocidades consideradas altas, como de estradas convencionais. O Fiat 500e tem capacidade de receber tal energia e, por isso, se adaptou bem à DWTP.

Continua após a publicidade

Além de trazer comodidade para os usuários, eliminando paradas e outros pormenores, a DWTP também poupa o uso de fios mais grossos de cobre, trocando por versões mais finas e que agridem menos o meio ambiente, como os de alumínio.

Em comunicado, a Stellantis avisa que há interessados nessa tecnologia para instalação em aeroportos, portos marítimos e prédios de estacionamento, já que o modelo pode ser adaptado para carregamento estático.