Veja como fazer o licenciamento antecipado de veículos em 2025
Por Paulo Amaral | •
O calendário oficial de licenciamento de veículos em 2025 começa somente em julho, mas, se você preferir antecipar o pagamento e, assim, não correr o risco de esquecer e ficar sujeito às multas e demais penalidades previstas em lei, já pode quitar o tributo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- IPVA 2025: Ferramenta online ajuda a calcular valor do imposto
- Qual o prazo para trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?
Para fazer o licenciamento antecipado do veículo, porém, há algumas regras que precisam ser seguidas. O CT Auto compilou as principais delas para que você, canaltecher, possa ficar com a situação regularizada e, com isso, evitar multas e outras penalidades administrativas.
Nunca é demais lembrar que o licenciamento anual é obrigatório, e que rodar com veículos sem a documentação em dia é considerado infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, portanto, passível de punição com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo ao pátio.
Agora que já esclarecemos a importância de licenciar o veículo, nada melhor do que aprender a fazer o procedimento de forma antecipada. Vamos lá?
Condições para antecipar o licenciamento
Licenciar o veículo antes mesmo do calendário oficial ter início é uma boa alternativa para os mais “esquecidinhos”. Vamos, então, listar as condições que o proprietário precisa cumprir para estar apto a realizar a quitação entre janeiro e junho.
- O IPVA de 2025 precisa estar 100% quitado;
- O carro deve ter sido licenciado em 2024;
- Não pode haver débitos pendentes, como multas ou DPVAT;
- Não pode haver qualquer restrição administrativa (bloqueios judiciais, registro de furto ou roubo, falta de transferência);
- O veículo deve possuir placa padrão Mercosul ou cinza (3 letras);
- Caso seja movido a gás natural (GNV), a inspeção de segurança anual deve estar em dia.
Quanto custa o licenciamento 2025?
O valor da taxa de licenciamento de 2025 varia de estado para estado, e isso pode ser consultado no site do Detran em que o veículo estiver registrado. Em São Paulo, o valor da taxa é de R$ 167,74.
Para realizar a quitação do tributo, basta utilizar o número do Renavam (disponível no CRLV-e) em casas lotéricas, nos bancos conveniados (Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e outros), fisicamente ou pela internet.
Após realizar a quitação do tributo, o proprietário pode realizar o download do documento (CRLVe) nos portais do Detran, Poupatempo e Senatran ou, então, nos aplicativos do Detran, Poupatempo e Carteira Digital de Trânsito. Há, também, a opção de imprimir em papel sulfite e carregar o documento físico no carro.
Leia também:
- BYD isenta híbridos de IPVA como resposta à nova lei em SP
- Seguro do carro: 5 atitudes que causam perda de cobertura