Trânsito em SP piora e capital tem novo dia como "vilão"
Por Danielle Cassita |

Quem é de São Paulo deve ter percebido que o trânsito vem piorando e, se este for seu caso, saiba que não é apenas uma impressão; segundo dados da CET, a Companhia de Engenharia e Tráfego, o congestionamento na capital paulista já se aproxima dos níveis mais próximos de 2019, antes da pandemia.
- Quanto custaria uma Mobylette antiga hoje, com a inflação?
- Rival da BYD terá "super híbridos" no Brasil ainda em outubro; saiba mais
A Companhia registrou que, até 7 de outubro, a média é de 394 km de trânsito às quintas; já nas sextas, o total é de 388 km — o que é curioso, já que este dia da semana era considerado o pior no trânsito paulistano. As terças e quartas, por sua vez, somaram 377 km e 374 km de trânsito em média, respectivamente.
De fato, os números ainda estão abaixo da média de 537 km registrada nas sextas-feiras de 2019. Mesmo assim, a tendência é preocupante, já que a frota de veículos da capital paulista cresceu de 8,5 milhões para quase 10 milhões nos últimos cinco anos.sit
Trânsito em São Paulo
Pode parecer estranho que as sexta-feiras não sejam mais os dias com maior trânsito em São Paulo e, segundo especialistas, há alguns fatores que explicam esta tendência. Para Rafael Calabria, especialista em mobilidade urbana, o segredo está na soma das mudanças comportamentais com a estrutura urbana estagnada.
Ele acredita que o trânsito nos dias de semana se deve principalmente ao deslocamento de casa ao trabalho — o que muda é a distribuição dos dias de trabalho presenciais após o fim da emergência da covid-19.
"O que parece estar acontecendo é uma pequena mudança dentro desse padrão. As segundas e sextas-feiras, por ficarem próximas do fim de semana, estão sendo mais usadas para o trabalho remoto. Isso pode estar tirando parte da circulação nesses dias e concentrando o trânsito entre terça e quinta”, declarou ele ao Uol.
Para completar, a mudança não é estrutural. Como não houve melhorias no transporte público da cidade, a origem do problema ainda está na dependência dos carros para o deslocamento — na verdade, a frota diminuiu e o serviço perdeu qualidade.
Leia também:
- Quanto custaria um Chevrolet Omega hoje, com a inflação?
- BYD derruba preços e SUV híbrido sai mais barato que Nivus
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: Uol