Publicidade

Toyota Yaris 2023 fica mais equipado e seguro no Brasil, mas preço assusta

Por| Editado por Jones Oliveira | 17 de Janeiro de 2022 às 09h48

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

A Toyota anunciou a primeira reestilização do Yaris, seu atual carro de entrada no Brasil. A linha 2023 teve alterações discretas no visual e ganhou, de série, equipamentos importantes e que o tornaram mais seguro. A ideia da montadora é competir mais de perto com a nova geração do Honda City, recém-lançada no país.

O Toyota Yaris 2023 conta agora com sete airbags de série em todas as versões. Além das duas bolsas frontais, também há duas laterais, duas de cortina e uma de joelhos para o motorista, tornando o veículo um dos poucos em sua categoria com esses aparatos.

Além disso, nas versões mais caras, a XS e XLS, o Yaris ganhou dois recursos importantes de segurança passiva: o alerta de colisão frontal com mitigação de velocidade e o sistema de evasão de faixa — mas sem correção. A diferença para o rival City, porém, é que, nos modelos da Honda, essas tecnologias são ativas, ou seja, há interferência maior do carro para ajudar o motorista.

Continua após a publicidade

No campo da conectividade, mais mudanças. Agora o Yaris conta com a central multimídia de 7 polegadas de série em todas as versões — antes era opcional na XL, de entrada.

No quesito design, as mudanças foram mais sutis, com retoques no para-choque e na grade do veículo. A parte traseira segue a mesma, mas as rodas também são novas. Na versão topo de gama, o conjunto óptico é full LED; já nas variantes de entrada e intermediária, apenas a luz de condução diurna.

Desempenho do Toyota Yaris 2023

Continua após a publicidade

O Toyota Yaris nunca foi sinônimo de esportividade, sobretudo porque sua versão mais apimentada, a Gazoo Racing, nunca veio para o Brasil. No entanto, seu motor 1.5 aspirado de 110cv e 14,9 kgf/m de torque quando abastecido com etanol é suficiente para o uso na cidade, com notas de consumo interessantes: a média é de 8,8 km/l no hatch e 9 km/l no sedã.

Esses números são possíveis, também, graças ao câmbio automático do tipo CVT, que privilegia muito o consumo e faz com que o automóvel se comporte quase sempre em baixas rotações.

Bom pacote de segurança

Continua após a publicidade

Além das novidades já citadas, o Toyota Yaris traz de série um ótimo conjunto de segurança para seus usuários. Entre os itens, que são de série em todas as versões, estão recursos como o controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS).

Preços e disponibilidade

Disponível em todo o Brasil, o Toyota Yaris pode ser encontrado nas seguintes versões:

Continua após a publicidade

Yaris Hatch

  • XL CVT: R$ 92.190
  • XS CVT: R$ 101.490
  • XLS CVT: R$ 112.690

Yaris Sedã

  • XL: R$ 96.390
  • XS CVT: R$ 104.990
  • XLS CVT: R$ 116.990